TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Serviço Social Junto Ao Idoso

Trabalho Universitário: O Serviço Social Junto Ao Idoso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/7/2014  •  2.951 Palavras (12 Páginas)  •  905 Visualizações

Página 1 de 12

Salvador

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO..................................................................................................04

2. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA........................................05

3. FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICOS........................05

4. JUSTIFICATIVA...............................................................................................06

5. METODOLOGIA..............................................................................................09

6. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA............................................................................10

7. CRONOGRAMA DA PESQUISA....................................................................14

8. ORÇAMENTO.................................................................................................14

9. RESULTADOS ESPERADOS........................................................................14

10. REFERÊNCIAS..............................................................................................15

1. INTRODUÇÃO

O objetivo desta pesquisa é de explicitar a importância e a necessidade da inserção do profissional em Serviço Social (assistente social) no âmbito escolar.

A entrada do profissional do serviço social na escola, será um fortalecimento para docentes e diretores, pois além da tarefa de educar, também se desdobram na tarefa de compreender e intervirem sozinhos na realidade social de cada aluno, muitas vezes sem condições ou tempo para isso.

Sabemos então que a escola, nos dias de hoje, tem se tornado um espaço importante e fundamental de atuação do assistente social, por ser ela espaço de inclusão social, garantindo a universalidade e a qualidade do seu atendimento e instância de gestão democrática, reconhecendo a importância e necessidade de viabilizar diferentes formas de participação da comunidade, em seu processo de organização e de funcionamento. Com isso uma intervenção profissional interdisciplinar poderá contribuir com a busca de novos saberes e possibilitar que as pessoas se tornem sujeitos de sua história.

2. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

A importância da atuação do Assistente Social no município de Candeias-Ba, tendo como problemática: Qual é a importância do Assistente Social na Educação?

3. OBJETIVOS

Geral:

Analisar a necessidade e a importância do Serviço Social na Educação.

Específicos:

Identificar as necessidades de atuação do Assistente Social na Escola.

 Criar mecanismo para a atuação do Assistente Social junto a comunidade escolar.

 Desenvolver ações que envolva o Assistente Social a comunidade escolar e a família.

4. JUSTIFICATIVA

A Política da Educação no Brasil sempre foi marcada por avanços e recuos. A primeira metade da década de 60 foi marcada por uma ação de movimentos de educação popular. No atual contexto brasileiro, nota-se que o ensino tem se mostrado insuficiente, no que se refere à quantidade de vagas para o atendimento dos alunos, tendo-se como um dos grandes desafios à melhoria de sua qualidade, pois nos últimos anos, apesar do esforço, do investimento técnico pedagógico nas escolas, a incidência dos fatos revela o fracasso escolar, a violência, a negligência familiar presente no interior das escolas, demonstrada através dos reflexos das questões sociais, os quais estão cada dia mais interiorizados na realidade escolar, consequentemente dificultando o cumprimento da sua finalidade maior enquanto instituição educacional, que é a de contribuir na formação da cidadania dos indivíduos.

A escola tem como papel diante da sociedade propiciar ações para a efetivação dos direitos sociais. Dentro deste contexto, o setor educacional tem hoje o papel de possibilitar e de oferecer alternativas para que as pessoas que estejam excluídas do sistema possam ter oportunidade de se reintegrar através da participação, bem como da luta pela universalidade de direitos sociais e do resgate da cidadania.

Depois de tantas lutas e conquistas, pode-se afirmar que hoje se tem como papel fundamental do setor educacional, o acesso ao conhecimento, para que as pessoas possam ter possibilidades e autonomia de participar efetivamente das políticas e continuarem assim a lutar por igualdade de direitos, pode-se dizer então, que atualmente a educação, em termos de Brasil, pode ser tratada como uma política social que deve ter como compromisso fundamental a garantia dos direitos do cidadão.

A participação dos pais na educação dos filhos deve ser constante e consciente. A vida familiar e escolar se completa. Torna-se necessária a parceria de todos para o bem-estar do educando. Cuidar e educar envolve estudo, dedicação, cooperação, cumplicidade e, principalmente, amor de todos os responsáveis pelo processo, que é dinâmico e está sempre em evolução. Os pais e educadores não podem perder de vista que, apesar das transformações pelas quais passa a família, esta continua sendo a primeira fonte de influência no comportamento, nas emoções e na ética da criança.

Toda essa situação acaba gerando uma série de sentimentos conflitantes, não só entre pais e filhos, mas também entre os próprios pais. E um dos sentimentos mais comuns entre estes é o de culpa. É ela que, na maioria das vezes, impede um pai ou uma mãe de dizer não às exigências de seus filhos. É ela que faz um pai dar a seu filho tudo o que ele deseja,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com