TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Significado Do Serviço Social E Suas Relaçoes

Trabalho Escolar: O Significado Do Serviço Social E Suas Relaçoes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2013  •  5.471 Palavras (22 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 22

O significado social da profissão

Maria Carmelita Yazbek

Introdução

Este texto apresenta alguns elementos para a compreensão das particularidades históricas do processo de institucionalização e legitimação do Serviço Social na sociedade brasileira, a partir da reconstrução teórica do significado social da profissão na sociedade capitalista. Constituem seus objetivos centrais: a análise do significado social da profissão no processo de reprodução das relações sociais, tendo como referência a abordagem de Iamamoto (1995); a explicitação das demandas colocadas socialmente ao Serviço Social e as necessidades sociais a que a profissão busca responder, pelo caráter contraditório da prática profissional; a análise do trabalho profissional do assistente social e de algumas de suas particularidades,como a vinculação histórica com a Assistência Social; a definição legal do Serviço Social como profissão liberal e por fim uma reflexão sobre a profissão nos dias atuais.

Assim sendo, este texto é constituído por quatro partes interligadas e complementares:

1 – Uma análise teórico-metodológica do Serviço Social no processo de reprodução das relações sociais.

2 - O processo de institucionalização e legitimação do Serviço Social no Brasil.

3 - As demandas e particularidades do trabalho do trabalho profissional na sociedade brasileira.

Conclusão - A profissão como especialização do trabalho coletivo na atualidade.

1 - Uma análise teórico-metodológica do Serviço Social no processo de reprodução das relações sociais.

Para uma abordagem do Serviço Social no processo de reprodução das relações sociais, partimos da posição de que o significado social da profissão só pode ser desvendado em sua inserção na sociedade, ou seja, a análise da profissão, de suas demandas, tarefas e atribuições em si mesmas não permite desvendar a lógica no interior da qual essas demandas, tarefas e atribuições ganham sentido. Assim sendo, é preciso ultrapassar a análise do Serviço Social em si mesmo para situá-lo no contexto de relações mais amplas que constituem a sociedade capitalista, particularmente, no âmbito das respostas que esta sociedade e o Estado constroem, frente à questão social e às suas manifestações, em múltiplas dimensões. Essas dimensões constituem a sociabilidade humana e estão presentes no cotidiano da prática profissional, condicionando-a e atribuindo-lhe características particulares.

Assim sendo, um conceito fundamental para a compreensão da profissão na sociedade capitalista é o conceito de reprodução social que, na tradição marxista refere-se ao modo como são produzidas e reproduzidas as relações sociais nesta sociedade. Nesta perspectiva, a reprodução das relações sociais é entendida como a reprodução da totalidade da vida social o que engloba não apenas a reprodução da vida material e do modo de produção, mas também a reprodução espiritual da sociedade e das formas de consciência social através das quais o homem se posiciona na vida social. Ou seja, a reprodução das relações sociais, “como a reprodução do capital permeia as várias ‘dimensões’ e expressões da vida em sociedade.” (Iamamoto e Carvalho: 1995:65) Dessa forma, a reprodução das relações sociais é a reprodução de determinado modo de vida, do cotidiano, de valores, de práticas culturais e políticas e do modo como se produzem as idéias nessa sociedade. Idéias que se expressam em práticas sociais, políticas, culturais, padrões de comportamento e que acabam por permear toda a trama de relações da sociedade.

O processo de reprodução da totalidade das relações sociais na sociedade é um processo complexo, que contém a possibilidade do novo, do diverso, do contraditório, da mudança. Trata-se, pois, de uma totalidade em permanente reelaboração, na qual o mesmo movimento que cria as condições para a reprodução da sociedade de classes, cria e recria os conflitos resultantes dessa relação e as possibilidades de sua superação.

Esta concepção de reprodução social fundamenta uma forma de apreender o Serviço Social como instituição inserida na sociedade. Inserção que, conforme Iamamoto e Carvalho (1995:73) implica em considerar o Serviço Social a partir de dois ângulos indissociáveis e interdependentes:

- como realidade vivida e representada na e pela consciência de seus agentes profissionais e, que se expressa pelo discurso teórico e ideológico sobre o exercício profissional;

- como atividade socialmente determinada pelas circunstâncias sociais objetivas que imprimem certa direção social ao exercício profissional, que independem de sua vontade e/ou da consciência de seus agentes individuais.

Cabe assinalar que estes dois ângulos constituem uma unidade contraditória, podendo ocorrer um desencontro entre as intenções do profissional, o trabalho que realiza e os resultados que produz. É importante também ter presente que o “Serviço Social, como instituição componente da organização da sociedade, não pode fugir a essa realidade.” (Iamamoto e Carvalho: 1995:75).

Analisar o Serviço Social nesta perspectiva permite em primeiro lugar apreender as implicações políticas do exercício profissional que se desenvolve no contexto de relações entre classes. Ou seja, compreender que a prática profissional do Serviço Social é necessariamente polarizada pelos interesses de classes sociais em relação, não podendo ser pensada fora dessa trama. Permite também apreender as dimensões objetivas e subjetivas do trabalho do assistente social. Objetivas: no sentido de considerar os determinantes sócio/históricos do exercício profissional em diferentes conjunturas. Subjetivas: no sentido de identificar a forma como o assistente social incorpora em sua consciência o significado de seu trabalho e a direção social que imprime ao seu fazer profissional. Supõe, portanto, também descartar visões unilaterais da vida social e da profissão, deixando de considerar por um lado, as determinações históricas, econômicas, sociais, políticas e culturais sobre o exercício profissional do assistente social e por outro, o modo como o profissional constrói sua intervenção, lhe atribui significado, lhe confere finalidades e uma direção social.

Assim, podemos afirmar que o Serviço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.2 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com