TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Simbolismo do Esquadro e do Compasso

Por:   •  26/2/2020  •  Resenha  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 3

ARLS “Esperança de Ilhabela nº. 2733”

Filiada ao Grande Oriente de São Paulo

[pic 1]

O Simbolismo do Esquadro e Compasso trazidos para a atualidade

Jaime Rogerio Dias de Moran Romero CIM 500427 Apr Maç

Katzumi Sylvio German Hoyer CIM 500426 Apr⸫ Maç⸫

Luis Alberto da Rocha Funari CIM 301860 Comp∴ Maç∴

Ricardo de Angelo Storti M∴ Maç∴

R  E ∴ A ∴ A ∴ 

PREFÁCIO

 

O Trab consiste em trazermos para os nossos dias o que o significado do Esq e do Compass, podendo nos ajudar a conduzir nossos atos e como isto pode interferir nas nossas atitudes.

INTRODUÇÃO

O Esq é o símbolo da retidão, ensina-nos a regular as nossas ações símbolo da materialidade.

Compass é o símbolo da justiça, ensina-nos a regular os movimentos do nosso coração, bem como a sermos justos com todos, observando onde começam e onde terminam os nossos direitos, é o símbolo da espiritualidade.

O símbolo maçônico mais usual é o compasso e o esquadro, que juntos representam o espirito e a matéria, onde temos a base, o coração justo sobre a matéria.

Ensinando-nos a regular os movimentos de nossos corações e a sermos justos para com os homens e principalmente para com nossos IIr∴. 

        

DESENVOLVIMENTO

Nossos pensamentos têm múltiplas fontes. Eles podem vir do nível da mente e estarem baseados na razão ou podem vir do nível do corpo ou da alma e serem baseados na intuição. Percebemos que hoje são vários os exemplos onde a falta destes pilares e conceitos, tem trazido muita injustiça e corrupção.

É o que vemos nos meios políticos, são vários os homens que praticam a injustiça e a corrupção, gerando danos à sociedade. Vários são os IIr que trabalham para combater este obscurantismo o fanatismo o preconceito e os erros.

Nosso trabalho no mundo Maçôn e no mundo Prof deve ser assim.

As transformações do mundo moderno tem sido palco de intensos debates entre as ciências sociais e naturais. Dentre elas, a globalização tem papel de destaque nesse cenário já que engloba dimensões econômicas, sociais, políticas e culturais e podem ser compreendidas de diversas maneiras.

O fenômeno que conhecemos hoje por globalização é uma decorrência de conjuntos diferenciados de relações sociais que consequentemente produzem diferentes tipos de globalização. Inseridas em processos sociais políticos e econômicos e também em questões que estão necessariamente envolvendo todas as sociedades e o ambiente em que vivemos. As preocupações são diversas. Devemos buscar propostas e alternativas para mudanças e também discutir problemas tentando alertar a sociedade para as questões atuais e possibilidades de profundas transformações. Entretanto, apesar de não serem impossíveis, parecem muito difíceis de serem alcançadas mas apesar disso, podemos manter o otimismo e a utopia da construção de um novo mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (189.6 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com