TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Surgimento Da Fisioterapia

Artigo: O Surgimento Da Fisioterapia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  768 Visualizações

Página 1 de 2

O surgimento da fisioterapia e o panorama atual da fisioterapia no Brasil.

Cada vez mais a Fisioterapia tem crescido em termos de profissionais atuando e pacientes recorrendo ao serviço.

Historia

E enquanto parte do conhecimento da Ciência da Saúde, a Fisioterapia mostra como essencial para promover, manter e recuperar as condições de saúde da população. Na década de 30 aqui no Brasil, os serviços de fisioterapia eram realizados por médicos denominados “médicos de reabilitação”. Com o envolvimento direto do Brasil na Segunda Guerra Mundial houve o desenvolvimento da Fisioterapia como prática recuperadora das sequelas físicas e também a modernização dos serviços fisioterapêuticos. Em 1951, foi realizado o primeiro curso para formação de técnicos em Fisioterapia pela Universidade de São Paulo e em 1963, a Fisioterapia se tornou curso superior, mas a atuação dos fisioterapeutas estava subordinada aos médicos. Somente em 1969, com o Decreto Lei 938 de 13 de outubro, as profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional foram regulamentadas.

Avanços

A Fisioterapia é uma técnica milenar e profissão é praticada por antepassados, desde a idade da pedra. Para alcançar este patamar os fisioterapeutas tiveram que mostrar, à sociedade e a outros profissionais, seu contínuo aperfeiçoamento com base em fundamentos científicos. Além disso, os profissionais tiveram que aperfeiçoar e apresentar formas de intervenção que permitissem mostrar que sua atuação é capaz de abranger todos os níveis de saúde com eficácia.

Contribuição

A Fisioterapia tem dado uma grande colaboração pela saúde no Brasil e a atuação da Fisioterapia tem sido muito além de hospitais, atuando junto às creches, centros de terapia intensiva, ambulatórios, instituições de ensino, postos de saúde, centros médicos, e associações de pessoas portadoras de necessidades especiais. É importante ressaltar que nenhuma profissão atingiu a plenitude dos seus direitos profissionais, sem a participação efetiva de cada profissional. A busca pelos direitos da classe é um dever de cada profissional e cabe a ele não aceitar as violações ao seu pleno direito de exercer conscientemente e com dignidade sua profissão.

Fisioterapia associada

A Fisioterapia também pode atuar em conjunto com diversas outras especialidades da saúde entre elas a cardiologia, pneumologia, neurologia adulta e infantil, pediatria, medicina intensiva, ortopedia, traumatologia, cirurgia, medicina desportiva, endocrinologia, dermatologia, ergonomia, reumatologia, doenças pulmonares, estética, geriatria, gerontologia e outras. O que firma o curso de Fisioterapia, em termos de pesquisa, é atentar para o mercado de trabalho, a situação dos fisioterapeutas de cada região, a necessidade de oferecer a assistência de Fisioterapia às pessoas necessitadas.

No Brasil

A Fisioterapia comemora 41 anos de regulamentação no dia 13 de outubro de 2010. E antes, a fisioterapia era feita por médicos denominados “médicos de reabilitação”. Com o fim da II Guerra, a Fisioterapia se desenvolveu como prática recuperadora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com