TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisioterapia Surgimento

Pesquisas Acadêmicas: Fisioterapia Surgimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

O toque tem sido descrito como uma das mais importantes formas de comunicação humana. As mãos dos fisioterapeutas que operam modernos equipamentos também são aquelas que tocam e massageiam os pacientes. O resgate do uso das mãos no contato direto entre profissional-paciente está contribuindo para a humanização do atendimento, principalmente entre as pessoas internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s), que passam a maior parte do tempo com seus movimentos limitados. A reeducação do movimento e da postura, a recuperação de contusões e traumas e até mesmo o alívio de dores provocadas pelas atividades dia-a-dia são algumas das atribuições do fisioterapeuta. Esses profissionais ajudam as pessoas que estão com alguma limitação física ou orgânica a retomar suas atividades normais.

Com intervenções preventivas, curativas e de recuperação da saúde funcional do homem, os fisioterapeutas atendem pessoas de todas as idades seja portadores de distúrbios neurológicos, cardíacos, respiratórios, de deficiências físicas ou mentais. Fisiologicamente, massagear o local dolorido melhora a circulação e conseqüente oxigenação; além de aquecer a área afetada. Todos esses efeitos resultam no alívio da dor.

Tipos de toques terapêuticos

Os recursos de tratamento fisioterápico variam conforme o objetivo (tratamento analgésico, antiinflamatório, diagnóstico, hipertrofia muscular, etc.), condições do paciente e estágio em que a lesão se encontra, e podem ser classificados principalmente em:

1 Terapia manual

2 Massoterapia

3 Cinesioterapia

4 Fisioterapia Manipulativa

5 Micro fisioterapia

6 Mio terapia

7 Terapia biocranial

Terapia Manual: Terapia realizada por meio de técnicas manuais. Geralmente confundida com a massoterapia, distingue-se pela finalidade de restabelecer os movimentos e funções fisiológicas através de manipulações articulares e tecidos moles, alongamentos de fáscias e músculos, etc.

Massoterapia: Terapia realizada por meio de massagens como a drenagem linfática, massagens clássica e reflexa, etc. Os principais objetivos variam conforme a técnica utilizada: relaxamento muscular, drenagem de membros, estimulação de vísceras, etc.

Cinesioterapia: terapia realizada por meio de exercícios de alongamento e fortalecimento, mobilizações, etc., visando a movimentação. Esta é a terapia mais utilizada, sozinha ou associada a outras formas de tratamento (eletroterapia, crioterapia, mecanoterapia, etc.)

Fisioterapia manipulativa: auxiliar no tratamento clínico da hérnia de disco para a descompressão nervosa, desde que não haja o extravasamento discal, rompimento do rompimento do rompimento do anel, nem compressão medular. A manipulação vertebral é um conjunto de manobras e técnicas físicas, feitas a mão e sem aparelhos, que visa o desarme de pontos gatilho-vertebrais (trigger-points) que são os locais, na coluna vertebral, onde a dor se origina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com