TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Surgimento Da Literatura Fantástica

Casos: O Surgimento Da Literatura Fantástica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  929 Visualizações

Página 1 de 2

O SURGIMENTO DA LITERATURA FANTÁSTICA

A literatura fantástica surgiu para introduzir certos temas caros à sociedade da época que proibia a abordagem de determinados assuntos. Machado de Assis, por exemplo, no conto “O anjo das donzelas” afirma decoroso: “Descanse leitor, não verá neste episódio fantástico nada do que não se pode ver à luz pública. Eu também acato a família e respeito o decoro (Contos Completos de Machado de Assis, 2003, p. 66)”. O respeito do escritor pelo decoro faz com que este apresente o “indecoroso” sob as vestes decorosas do fantástico. A opção pela vestimenta fantástica evita a condenação social.

Com o surgimento da Psicanálise, a literatura fantástica, nos moldes tradicionais, torna-se obsoleta porque desde então não se tem mais necessidade de recorrer ao diabo para falar de um desejo sexual excessivo, nem aos vampiros para designar atração exercida pelos cadáveres, nem aos sonhos para descrever certas atitudes sociais condenáveis, pois a Psicanálise provocou o levantamento da censura social que proibia abordar certos temas. O escritor contemporâneo, nesse caso, não precisa mais da vestimenta fantástica, já que agora a Psicanálise e a própria literatura passam a tratar disso tudo em termos indisfarçados: os temas da literatura fantástica do século XIX são retomados pelas investigações psicológicas do século XX.

A literatura fantástica tradicional “recebeu com isto um golpe fatal; mas desta morte, deste suicídio nasceu uma nova literatura (TODOROV, 1975, p. 177)”o fantástico moderno. Machado de Assis desenvolveu em suas narrativas curtas o fantástico tradicional. No entanto, foi além do seu tempo e desenvolveu também o fantástico 4moderno em tempos de fantástico tradicional em suas Memórias Póstumas de Brás Cubas. Iremos nos ater neste trabalho à sua vertente tradicional, com o estudo do texto Sem Olhos, com o intuito de sublinhar a perspicácia do autor ao se apropriar do gênero, sem deixar de imprimir um estilo próprio, que não expõe a narrativa como uma mera cópia do que se produziu pelos grandes escritores seguidores do fantástico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com