TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Surgimento Do RH Nas Empresas

Trabalho Universitário: O Surgimento Do RH Nas Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  1.248 Palavras (5 Páginas)  •  614 Visualizações

Página 1 de 5

O surgimento do RH nas empresas

O RH foi criado diante da necessidade de supervisão dos trabalhadores e como um departamento de mediação entre a empresa e os seus funcionários como o objetivo de diminuir conflitos entre gestão e pessoas. Mais somente nos tempos atuais é que podemos ver realmente a funcionalidade do departamento de pessoa nas empresas, hoje o papel dos Recursos Humanos é extremamente essencial para o crescimento da empresa. Conforme Antônio Carlos Gil (2007) “Gestão de Pessoas é a função gerencial que visa à cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais. Essa expressão aparece no final do século XX e guarda similaridade com outras que também vêm popularizando – se, tais como Gestão de Talentos, Gestão de Parceiros, e Gestão de Capital Humano”

Apresentação da Empresa

A Academia Spaço Fitness é uma empresa que trabalha na prestação de serviços na área da atividade física, se preocupando com a melhoria da qualidade de vida e com métodos de atendimento voltados a suprir as necessidades de seus clientes com relação á saúde e a beleza. Atualmente a academia conta com uma ótima estrutura, piscina, equipamentos novos e de alta qualidade, profissionais formados e bem qualificados, dentre outras coisas. Há dois meses foi inaugurada a terceira academia, o que foi uma grande conquista. A Academia existe a 7 anos sendo tradicional na área de musculação, ginástica, danças , lutas entre outras. A matriz está localizada na QNL 11 e as filiais na QNL 10/10 E QNL 03, ambas situadas na cidade de Taguatinga Norte DF. Possui como aspectos importantes a mudança dos aparelhos, que são modernos; uma catraca para o controle do fluxo de alunos; e a inauguração da unidade 3 que possui o dobro do espaço da matriz, conquistando assim credibilidade, competência profissional, conforto e segurança. Sua estrutura Organizacional possui um quadro de funcionários próprios reduzido. Os treinadores são profissionais liberais, ou seja, prestam serviço para a academia em alguns dias da semana, em horários pré-estabelecidos. Tem um total de 61 funcionários sendo que 7 são profissionais liberais e 15 estagiários, ou seja, ganham por hora aula, não tendo vínculos empregatícios/ isentos de regime CLT. As três academias estão em expansão e tende a crescer cada vez mais

Pontos Observados

A academia não possui um planejamento estratégico formal, nem sua missão, visão e valores definidos. Os planejamentos são feitos de acordo com as necessidades que vão surgindo. Com relação aos objetivos e metas, também não há nada formalizado, porém o gestor tem sim objetivos traçados juntamente com seu sócio, só que de uma maneira informal. Esses objetivos, sempre são passados aos funcionários que tem livre participação quanto à apresentação de ideias e sugestões. A empresa é toda informatizada. Matrícula, planos, mensalidades, financeiro, avaliações físicas entre outros, tudo é controlado por programas de computador. E a entrada dos alunos é feita pela identificação da digital.

A empresa possui alvará, CNPJ e todos os requisitos que são exigidos para que uma empresa funcione legalmente. Ainda não foi feito um organograma para organizar as funções de maneira mais clara, mas de modo informal todos tem suas funções bem definidas. Há também uma cartilha onde contém todos os direitos e deveres dos funcionários, a cartilha é entregue ao funcionário assim que ele é contratado.

A empresa utiliza alguns serviços terceirizados, como por exemplo, a aquisição de produtos de limpeza que é feita por um fornecedor específico, a segurança por meio de alarmes, manutenção, contabilidade, criação dos materiais de divulgação e consultoria, tudo isso é feito com empresas já determinadas.

Atualmente a empresa não possui um planejamento, uma preparação para o seu futuro. E esse quesito é muito importante para as organizações que tem interesse de se manterem ativas no mercado.

Outro ponto que a empresa não tem a sua missão, visão e missão definidas, e isso faz com que a empresa ande sem uma direção correta ou pré-estabelecida.

Em relação a organograma e definição de cargos, também existe um certo descontrole pois, alguns cargos não estão bem definidos e alguns colaboradores executam mais que uma função.

Sugestões para anular as anomalias encontradas

• Elaboração do planejamento estratégico.

• Definir missão, visão e valores;

• Definir objetivos e metas de curto, médio e longo prazo;

• Analisar o ambiente interno e externo da empresa;

• Analisar os recursos disponíveis da empresa;

• Estabelecer o Planejamento Estratégico.

• Implantar o departamento de rh

No que se diz respeito a Administração Organizacional da empresa, ficou evidente que nessa área ainda faltam ser estabelecidos vários elementos que com certeza será um dos diferenciais que a empresa irá precisar para se manter forte no mercado onde atua. O planejamento estratégico irá ajudar a empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com