TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO DE MAMOGRAFIA

Por:   •  4/10/2018  •  Ensaio  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 3

O paciente que chegar a serviço de mamografia deve ser acolhida de forma cordial e receber informações ou explicações adequadas em relação a cada etapa do exame a ser realizado. O técnico de radiologia deve cumprimentar a paciente, apresentar-se, averiguar o nome da paciente na requisição do exame para que não ocorra erro. Estabelecer uma relação de confiança com a paciente, essa atitude diminui a ansiedade, facilitando a colaboração e redução da percepção de desconforto. 

A próxima etapa para a realização do exame é a obtenção de informações, a anamnese. Onde são coletados dados que poderão ajudar na interpretação do exame, a mamografia por se usar radiação ionizante, outra pergunta importante seria a possibilidade de gravidez. 

Após a anamnese, o próximo passo será a identificação do exame. Na identificação da imagem, alguns dados deverão constar, como por exemplo: 

  • Nome completo da usuária; 
  • Nome da instituição onde o exame foi realizado; 
  • Número de identificação; 
  • Data em que o exame foi realizado; 
  • Incidência realizada (por convenção, dever ser colocada próxima a região axilar da mama); 
  • Indicar a mama exposta a radiação (direita ou esquerda); 
  • Fatores técnicos utilizados; 
  • Espessura da mama comprimida; 
  • Força da compressão; 

Esses dados deverão ser colocados o mais distante possível da imagem, evitando-se sobreposição com as estruturas que serão analisadas. Em seguida posiciona-se a paciente no equipamento, explicando as etapas do processo. 

De que a paciente precisará retirar a roupa da cintura para cima e colocar um avental apropriado, além de ter que remover qualquer acessório que possa sobrepor a mama e interferir na imagem radiográfica. Para fazer o exame , a paciente ficará em pé e encostar no aparelho e sentira a placa do aparelho fria, o técnico realizará pelo menos duas imagens de uma mama, sendo uma de cada vez. E que haverá uma compressão da mama entre duas placas planas a fim de espalhar o tecido mamário e reduzir a dose de radiação necessária para a obtenção de uma imagem adequada, e que haverá um momento em que o técnico sairá da sala para a aquisição da imagem e que neste momento da ausência do técnico, a paciente deverá ficar de pé encostado no aparelho e que não se movimente, que o exame de mamografia não é demorado, levando em média de 10 a 15 minutos. 

Para lidar com os efeitos de desconforto o técnico deverá orientar ao paciente algumas técnicas necessárias para amenizar a dor e desconforto, como por exemplo: respirar fundo. Perguntar se tem alguma dúvida em relação ao exame.

Após o termino do exame o técnico de radiologia deve valorizar o momento da despedida e evitar de terminar o encontro de forma apressada. Na despedida pode incluir vários elementos como: perguntar se já tem consulta marcada com o médico; se entregarão na recepção um talão com a indicação de quando poderá receber o exame; De que a paciente não se preocupe antecipadamente, que este exame permite a realização de diagnósticos precoces e portanto de tratamentos em fases inicias da doença; e etc. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com