TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Texto Discute O Consumo Sustentável. Comente As Afirmações Abaixo E Apresente Argumentos Para Sua Sustentação. A) O Sinal De Que O Planeta não Pode Suportar Nosso Modo De Vida é O Grande Percentual De Excluídos. Comente

Ensaios: O Texto Discute O Consumo Sustentável. Comente As Afirmações Abaixo E Apresente Argumentos Para Sua Sustentação. A) O Sinal De Que O Planeta não Pode Suportar Nosso Modo De Vida é O Grande Percentual De Excluídos. Comente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  1.887 Palavras (8 Páginas)  •  958 Visualizações

Página 1 de 8

Existe o “velho marketing direto” representava apenas o conceito de vendas diretas, seja ela por correspondência, por telefone ou através da televisão, e o “novo marketing direto”, que significa informação sobre pessoas, tanto físicas quanto jurídicas, que são armazenadas em bancos de dados, e informação para pessoas, que são as comunicações com alto teor de persuasão customizada e maior teor informativo.

Marketing Direto entende-se a disciplina de Marketing cuja comunicação se utiliza uma ou mais mídias para obter uma resposta ou transação mensurável junto a públicos específicos, ou simplesmente gerar uma ação de relacionamento que gere encantamento junto ao público visado.

A natureza desses serviços faz com que, na maior parte de suas atividades, haja tendência de utilização de segmentos de listas ou veiculação de anúncios com estímulo à resposta (call to action, cupons etc.) e com o máximo de retorno dos investimentos (ROI) para o cliente, evitando a dispersão de esforços.

Uma agência de Marketing Direto é uma empresa de prestação de serviços regida pelas mesmas leis aplicáveis às agências de publicidade, com o diferencial de dedicar-se, com especialidade, ao planejamento, elaboração, implementação e análise de resultados de projetos, programas e ações de Marketing Direto.

Seu propósito é isolar os clientes e compradores como indivíduos e construir um relacionamento prolongado com eles para benefício deles e melhores lucros seus, permitindo, desta forma, que você conheça melhor o seu cliente, sabendo precisamente aquilo de que ele necessita, ficando assim, muito mais fácil efetuar-lhe uma venda ou oferecer-lhe um serviço.

Quando se isola alguém como um indivíduo, isto significa descobrir o que o torna diferente dos demais, conhecendo quais são as suas necessidades, preferências, interesses e personalidade exclusiva.

As comunicações de marketing direto cumprem duas grandes funções: conquista de nomes de pessoas e manutenção e ativação de relacionamento contínuo com pessoas já conquistadas (clientes).

A conquista de nomes de pessoas é feita com propaganda e outros meios de captação: anúncios com cupons-resposta, anúncios com a oferta de catálogos, certificados de garantia retornados, captação de nomes em feiras, eventos, lojas de varejo, site na internet, concursos e promoções, mala-direta com ferramentas de resposta etc.

A manutenção e ativação do relacionamento com pessoas conquistadas é feita através da comunicação dirigida (para todo o Database ou para agrupamentos ou segmentos dele). Aqui as ferramentas geralmente utilizadas são os newsletters, as malas diretas, os catálogos, o telemarketing ativo, as cartas seqüenciais, os eventos reservados etc.

As comunicações de marketing direto cumprem duas grandes funções: conquista de nomes de pessoas e manutenção e ativação de relacionamento contínuo com pessoas já conquistadas (clientes).

A conquista de nomes de pessoas é feita com propaganda e outros meios de captação: anúncios com cupons-resposta, anúncios com a oferta de catálogos, certificados de garantia retornados, captação de nomes em feiras, eventos, lojas de varejo, site na internet, concursos e promoções, mala-direta com ferramentas de resposta etc.

A manutenção e ativação do relacionamento com pessoas conquistadas são feita através da comunicação dirigida (para todo o Database ou para agrupamentos ou segmentos dele). Aqui as ferramentas geralmente utilizadas são os newsletters, as malas diretas, os catálogos, o telemarketing ativo, as cartas seqüenciais, os eventos reservados etc.

O marketing direto apresenta algumas características próprias que o distingue do marketing tradicional, segundo Dias et al. (2003) as principais características são:

1. Interatividade: Oferecer ao cliente canais de comunicação (telefone, internet, quiosques) através do qual o cliente possa interagir com a empresa. Através da utilização da tecnologia dos softwares de CRM, essa interação passa a ser feita por qualquer canal que o consumidor deseje, sendo individualizada e personalizada entre a empresa e o cliente.

2. Pertinência: Selecionar o público-alvo através de características específicas, comunicando-se dentro do conceito da pertinência e da personalização da mensagem, para obter a eficiência de custo. Busca segmentar o mercado, utilizando a tecnologia de banco de dados, incorporando os conceitos de estilo de vida etc., com muito mais precisão que o marketing tradicional.

3. Utilização integrada de várias mídias: Apresenta um índice maior de respostas do que a utilização de uma só mídia.

4. Mensuração da resposta: Constitui-se no maior diferencial, isto é a comunicação é feita estimando-se a resposta que se obterá, e o custo que será cometido é aquele admitido pelo nível de resposta, evitando o desperdício. As ações podem ser mensuradas e as respostas, comparadas à estimativa, o que permite averiguar o sucesso da ação ou campanha. Para cada ação, pode-se saber quanto custou, qual foi a resposta e de quem. A mensuração, portanto, permite que várias alternativas de ações possam ser avaliadas, o que gera constante melhora de desempenho de feedback.

5. Comunicação pertinente e individualizada: Utilização de mensagens dirigidas a cada segmento e a cada indivíduo. O gerenciamento é feito através da utilização de um software de database marketing ou através do gerenciador de CRM.

6. Transação em qualquer lugar e por qualquer meio: Representa a superação da distância geográfica e temporal do meio utilizado. Essa transação pode acontecer a qualquer momento, através de qualquer meio, em qualquer lugar, admitindo uma maior cobertura de mercado – isto é, 24 horas por dia, por telefone, pela internet, ou pelo correio, em qualquer lugar.

7. Uso da propaganda com o objetivo de gerar uma resposta direta: Pôr à disposição dos clientes atuais e potenciais um meio de resposta (telefone, site, comercial de televisão que mostre um número de 0800 ou 1406).

Com base nas características apresentadas por Dias et al. pode-se afirmar que as características principais que levam as empresas a optar pela utilização o marketing direto para abordar os seus clientes são:

a) Individualização: a mensagem é dirigida a uma pessoa especifica;

b) Personalização: a mensagem pode ser elaborada para atrair a pessoa a qual será endereçada.

c) Interatividade: a mensagem é uma comunicação de duas mãos e normalmente solicita uma resposta do cliente.

d) Mensuração:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com