TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Com Jogos

Ensaios: O Trabalho Com Jogos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 2

Atualmente existe uma grande preocupação por parte de profissionais envolvidos em educação, no sentido de insistir na idéia de que a prática pedagógica precisa valorizar as tarefas que promovam o desenvolvimento do pensamento matemático dos alunos. Neste sentido, também se pretende valorizar a prática onde as situações de aprendizagem sejam variadas, com aulas diversificadas. Há uma urgente necessidade de que a matemática seja trabalhada dentro do contexto do aluno.

O jogo representa para a criança o papel que o trabalho representa para o adulto. É nesse contexto que o jogo ganha um espaço como a ferramenta ideal de aprendizagem, na medida em que propõe estímulo ao interesse do aluno, que como todo pequeno animal adora jogar e desenvolve níveis diferentes da sua experiência pessoal e social.

Dessa forma, o trabalho com jogos pode estimular a curiosidade dos alunos para saber a origem dos assuntos que estudam. Cria ainda oportunidade de entrar em contato com ideias de outros colegas e de propor um conflito cognitivo que os façam evoluir em suas hipóteses de aprendizagem.

Ao analisar a Historia da Matemática, é possível perceber que esta ciência foi construída pelo homem através de tempos e que, sendo desenvolvida por meio de jogos, torna-se poderoso instrumento didático para possibilitar que os alunos raciocinem e desenvolvam operações mentais criativas. Sendo assim, não faltam argumentos que reforcem as potencialidades pedagógicas da utilização de jogos matemáticos como um excelente recurso didático.

Os jogos não são apenas uma forma de divertimento, mas são meios que contribuem enriquecem o desenvolvimento intelectual. Para manter seu equilíbrio com o mundo, a criança necessita brincar, criar, jogar e inventar.

Na concepção piagetiana, os jogos consistem numa simples assimilação funcional, num exercício das ações individuais já aprendidas gerando ainda um sentimento de prazer pela ação lúdica em si e pelo domínio sobre as ações. Portanto, os jogos têm duplas funções: consolidar os esquemas já formados e dar prazer ou equilíbrio emocional a criança.

O lúdico influencia enormemente o desenvolvimento da criança. É através do jogo que a criança aprende a agir, sua curiosidade é estimulada, adquire iniciativa e autoconfiança, proporciona o desenvolvimento da linguagem do pensamento e da concentração.

De inicio, é importante explicar que foi utilizada a palavra jogo para referir-se ao “brincar”. Vocabulário predominante da língua portuguesa quando se trata de atividade lúdica infantil. A palavra “jogo” se origina do vocábulo latino “ludus”, que significa diversão, brincadeira. O jogo é reconhecido como meio de fornecer a criança um ambiente agradável, motivador , planejado e enriquecido, que possibilita a aprendizagem de várias habilidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com