TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Jogos Cooperativos

Por:   •  5/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.493 Palavras (6 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 6

UNISO – Universidade de Sorocaba

ANA CAROLINA PEREIRA DA SILVA
HENRI PEDROSO KORCH RAMOS

JOGOS COOPERATIVOS

Sorocaba,SP
2017

ANA CAROLINA PEREIRA DA SILVA
HENRI PEDROSO KORCH RAMOS

JOGOS COOPERATIVOS

Trabalho de pesquisa apresentado ao curso de Educação Física Licenciatura, na disciplina jogos cooperativos na Universidade de Sorocaba.

Professora Dr.ª Andressa Becker

Sorocaba,SP
2017

INTRODUÇÃO

Na disciplina Jogos cooperativos, ministrado pela professora Dr.ª Andressa Becker do curso de licenciatura em Educação Física, trouxe-nos a teoria - prática da relevância de promover como educadores físicos, nos respectivos campos de atuação, o desenvolvimento de jogos que resgatem no comportamento humano valores éticos de cooperação, solidariedade, dentre outros.

Em específico, este trabalho tem como finalidade apresentar um plano de ensino de aproximadamente uma aula de sessenta minutos, contendo a descrição dos jogos cooperativos, assim como a proposta de atuação de cada jogo nos quesitos objetivo, tempo, público, fundamentação teórica, relação de autonomia e cooperação e avaliação.

Tendo em vista a realidade e características que cada turma pode apresentar, ainda que respeitemos uma delimitação etária para construção do plano de ensino, a aplicação dos jogos é flexível podendo haver mudanças de acordo com o envolvimento dos alunos.

Posteriormente este trabalho será ministrado aos alunos do curso de licenciatura em Educação Física, realizando a segunda parte do trabalho, a apresentação oral.

PLANO DE ENSINO

Jogo: Escravos de Jó diferente

Tipo: Jogos cooperativos sem perdedores

Objetivo: Reconhecer a importância da participação no grupo e do trabalho em equipe, sintonia, cooperação, aprendizagem em grupo.


Faixa Etária:
7 e 8 anos

Materiais: Nenhum

Tempo: Até todos os participantes sintonizarem e realizarem a música sem errar ou enquanto o jogo estiver estimulante. (Tempo previsto: 10 minutos)

Possibilidade de autonomia e cooperação: O jogo permite a criação um espaço de concentração, sintonia, cooperação e solidariedade entre os alunos. Desenvolve-se também a autonomia dos indivíduos quando o mesmo é levado a posicionar-se na execução de seu papel para a realização do desafio.

Desenvolvimento da atividade: Forme um círculo com todas as pessoas presentes. Os alunos deverão cantar a música, e usando o corpo como objeto de movimento.
Em seguida, explique que vamos fazer o jogo três vezes seguido: a primeira, cantando a letra; a segunda, cantando "lá-lá-lá", e a terceira, em silêncio. Cada vez que o grupo errar, irá se dividir em dois. Isto ocorre sucessivamente até que se tenham apenas agrupamentos em duplas ou trios. Agora, proponha que os grupos se unam e tentem conseguir chegar ao fim sem errar.

Avaliação: Continua, realizada pelo professor ao observar o processo e participação dos alunos no jogo. E a auto avaliação dos alunos segundo suas respectivas ações durante o jogo (em grupo e individual) Exemplo: Como cada um se sentiu? Qual a importância de todos colaborarem? E outros comentários que surgirem.

Jogo: Passando o Bambolê

Tipo: Jogo de resultado coletivo

Objetivo: Desenvolver a interação dos alunos, a cooperação e as habilidades da psicomotricidade.

Faixa Etária: 7 e 8 anos

Materiais: Bambolês

Tempo: 10 minutos

Fundamentação teórica:

Possibilidade de autonomia e cooperação: O jogo permite a criação de estratégias coletivas que visem o sucesso no resultado, favorecendo um espaço de comunicação e cooperação entre os alunos. Desenvolve-se também a autonomia dos alunos quando o mesmo é levado a posicionar-se na execução de seu papel para a realização do desafio.

Desenvolvimento da atividade: Formação de um grande círculo com os alunos de mãos dadas com o bambolê entre os braços de dois alunos que terão de passar o bambolê sobre o corpo sem soltar as mãos.
O professor para dificultar ainda mais, deverá ir colocando aos poucos mais bambolês no espaço livre para que os alunos passem os bambolês sem deixar o outro bambolê que vem atrás acumular.

  • Variação: dividir os alunos em dois ou três grupos com o bambolê nos braços de dois alunos. Os alunos deverão passar o bambolê, sem soltar as mãos até chegar no lugar que ele estava. Vence a equipe que conseguir dar 5 voltas primeiro.

Avaliação: Continua, realizada pelo professor ao observar o processo e participação dos alunos no jogo. E a auto avaliação dos alunos segundo suas respectivas ações durante o jogo (em grupo e individual).

Jogo: Corrida Joquempô

Tipo: Jogo Semicooperativo

Objetivo: Reforçar a importância do cumprimento das regras e normas; Reconhecer o empenho de cada individuo do grupo; Buscar estrategicamente bons resultados coletivos; desenvolver raciocínio lógico.

Faixa Etária: 7 e 8 anos

Materiais: Nenhum

Tempo: 10 minutos

Possibilidade de autonomia e cooperação: O jogo permite a criação de estratégias rápidas coletivas que visem o sucesso no resultado, favorecendo um espaço de comunicação, cooperação e solidariedade entre os alunos. Desenvolve-se também a autonomia dos alunos quando o mesmo é levado a posicionar-se na execução de seu papel para a realização do desafio.

Desenvolvimento da atividade: É uma mistura de Joquempô com corrida na linha. As crianças devem correr andando em cima da linha. De um lado estará o time A, do outro o time B Cada um tem o objetivo de atravessar o labirinto com o objetivo de chegar à linha do time oposto para assim MARCAR PONTO para seu time. Ambos saem ao mesmo tempo do ponto de partida que é o inicio do "labirinto" somente quando você der o comando de início a corrida. Ao se encontrarem em qualquer lugar dentro do labirinto jogam “Jo-quem-pô!” quem ganha continua correndo em direção ao objetivo (que é alcançar e cruzar a linha do outro grupo), mas quem perdeu sai rápido e volta ao fim da fila, enquanto outro colega (que estava como próximo na fila) corre para impedir o participante (que ganhou naquela partida) de chegar ao objetivo, que é cruzar a linha de chegada do seu time. E ao encontra-lo dentro do labirinto deve jogar com este para ver quem ganha e continua em busca de fazer de chegarem ao objetivo e assim fazer ponto para seu time. É comum neste jogo depois de um tempo as crianças querem mudar de time, isto é possível sem problemas, mas os times devem estar com números iguais. Quem cruzar a linha de partida do outro time marcará ponto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (113.8 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com