TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Estágio Educação Infantil

Por:   •  16/7/2016  •  Relatório de pesquisa  •  4.024 Palavras (17 Páginas)  •  796 Visualizações

Página 1 de 17

FACULDADE CAPIXABA DA SERRA – MULTIVIX

AMANDA MATIAS GROMELICKI

KÉSIA SOARES DA SILVA

SCHEILA ANDRESSA DIAS

THAIS CAMPISTA STULTZ

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

SERRA

2015

AMANDA MATIAS GROMELICKI

KÉSIA SOARES DA SILVA

SCHEILA ANDRESSA DIAS

THAIS CAMPISTA STULTZ

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Relatório de Estágio I apresentado a Faculdade Capixaba da Serra como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado I. Tendo como orientador professor Omar Carrasco.

SERRA

2015

A vida não é uma escola; ela é a faculdade,

 O estágio e o trabalho também.

Wanderson Martins 

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO-------------------------------------------------------------------------- 4
  2. OBJETIVVOS: GERAL E ESPECÍFICO-----------------------------------------  6
  3. RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE GESTÃO ESCOLAR------------------------ 7
  4. GESTOR OU PEDAGOGO---------------------------------------------------------  9
  5. EQUIPE PEDAGÓGICA------------------------------------------------------------  10
  6. RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL-----------------  11
  7. AÇÃO PEDAGÓGICA--------------------------------------------------------------- 11
  8. DESCRIÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM SALA DE AULA---------------------------  12
  9. AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM--------------------------------------------------------------------  12
  10.  RELATÓRIO DE ESTÁGIO DA EJA-------------------------------------------  13
  11.  CONCLUSÃO------------------------------------------------------------------------  15
  12. REFERÊNCIAS----------------------------------------------------------------------  18
  13. ANEXOS-------------------------------------------------------------------------------  19

1- INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado Foi realizado no CMEI Rubens José Vervloet Gomes, e na Escola de Ensino Fundamental e Médio Dão João Batista da Mota e Albuquerque, que nos proporcionou momentos de aprendizagem e observação no processo de ensino aprendizagem da EJA- Educação Jovens e Adultos, Educação Especial, e Gestão, que pode nos possibilitar uma real análise e aproveitamento dos estudos feitos em sala de aula ao longo dos períodos, assim podem por em prática o que conseguimos aprender, obtendo experiências se for realizado com seriedade, responsabilidade e interesses dos alunos.

Segundo Bianchi a importância do estágio ultrapassa a necessidade de uma faculdade ou universidade, levando em consideração as necessidades de ensino aprendizagem e experiências obtidas com as observações nos estágios, para com os alunos, família e comunidade.

O Estágio, quando visto como uma atividade de que pode trazer imensos benefícios para a aprendizagem, para a melhoria do ensino e para o estagiário, no que diz respeito á sua formação, certamente trará resultados positivos. Estes tornam ainda mais importantes quando se tem consciência de que as maiores beneficiadas serão a sociedade e, em especial, a comunidade a que se destinam os profissionais egressos da universidade. (BIANCHI, 2001, p. 16)

Neste relatório poderá ser encontrado como foi feito as pesquisas e observações do estágio de Gestão, a forma como as pedagogas e diretora trabalham para manter a escola, como funciona a gestão e os projetos, os objetivos que a escola pretende sempre alcançar.

Da mesma forma encontrará informações sobre a escola que foi feita Educação Especial, que inclusive foi á mesma de gestão, porém o direcionamento é diferenciado, ate porque analisamos a forma como é trabalhada a educação Especial com as crianças portadoras, e a metodologia que é utilizada.

A EJA, encontraremos as especificações da escola, e também informações sobre a sala e a turma que foi observada, veremos a metodologia que a professora utiliza para mediar o conhecimento para esses alunos, que por ventura estão nesse grau porque tiveram motivos que não puderam ser estudados no tempo correto. Entenderemos a necessidade da sala, e como a professora conseguiu dominar alunos tão difíceis como os da sala dela, eles possuem entre 17 e 25 anos, por isso acabaram se tornando pessoas rebeldes que com a ajuda dessa professora estão conseguindo evoluir e se ajeitarem.

Para que todo o estágio pudesse dar certos os alunos precisaram se informar e buscar conhecimentos teóricos que por ventura já havia sido passado em sala de aula, para que toda a análise pudesse ser produtiva e satisfatória.

As estagiárias foram bem atenciosas na questão de captar as informações necessárias, e se envolveram no dia a dia da escola, introduzindo seus conhecimentos e captando novas informações, para que possam aproveitar na vida escolar futuramente.

O estágio se constitui em um treinamento prático, no qual o aluno pode se aprimorar de novos conhecimentos técnicos e principalmente relacionamento humano, até porque nos dias atuais, se nossa fonte básica de ensino não for relacionamento, o próprio aluno se fechará para novos horizontes, bloqueando novas amizades, novas pessoas que participarão da vida de cada uma delas.

2- OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

O objetivo geral desse relatório é visar novos conhecimentos e métodos de ensino aprendizagem através de relacionamentos e convivência, interação, e formas diferenciadas de ensinar seja uma criança sem ou com dificuldades.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Colocar em prática os conhecimentos teóricos;
  • Observar a gestão, e como funcionam as normas dentro da instituição;
  • Analisar a equipe pedagógica;
  • Verificar as metodologias utilizadas para direcionar os alunos de Educação Especial;
  • Compreender as formas trabalhadas com Ed. Especial;
  • Aplicar as informações teóricas no Estágio;
  • Interpretar os motivos dos alunos da EJA  nos ensinos noturnos;
  • Aprender as formas e técnicas utilizadas pela professora para mediar para a turma da EJA.
  • Concluir os objetivos atingidos com o Estágio.

3- RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE GESTÃO ESCOLAR        

Esse estágio foi realizado no CMEI Rubens José Vervloet Gomes, praça Coronel Leôncio Vieira de Rezende, S/N, Jardim Camburi, Vitória- ES, CEP: 29.090-260, telefone para contato: 3337-1343, Prefeitura de Vitória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)   pdf (445.4 Kb)   docx (265.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com