TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Educação Infantil

Casos: Trabalho De Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  976 Palavras (4 Páginas)  •  728 Visualizações

Página 1 de 4

EDUCAÇÃO INFANTIL

Quando falamos em brincadeiras, naturalmente as crianças despertam interesse e brincando se aprende. Portanto não faz sentido ter uma separação entre o aprender e o brincar. O espaço escolar deve ser pensado e planejado como forma de estratégia, para que o desenvolvimento educacional seja atraente, divertido e satisfatório na aprendizagem.

Propiciar situações de cuidados ,brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança,e o acesso pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.

O educador como mediador de oportunidades e desenvolvimentos,deve refletir sobre suas práticas pedagógicas,deve introduzir o lúdico, trabalhar com satisfação e prazer, pois os educandos dependem de tal processo. E é necessario pra isso um planejamento,pois este, é resultado do processo de reflexão sobre a realidade e assim o professor organiza, sistematiza,prevê e toma decisões sobre como desenvolver o planejado.

Pode-se dizer que o lúdico faz parte das atividades essenciais da dinâmica humana. Caracterizando-se por ser espontâneo, funcional e satisfatório. Esse ser funcional não deve ser confundido como o mero ato repetitivo, com a monotonia do comportamento cíclico,aparentemente sem alvo ou objetivo.

Vale destacar que, na atividade lúdica ,o que importa não é apenas o produto da atividade, ou seja, o que dela resulta, mas a própia ação, o momento vivido. Nesse contexto, o lúdico deve também possibilitar a quem o vivencia momentos de encontro consigo e com o outro; vivências de fantasia e de realidade, experiência de autoconhecimento, bem como o conhecimento do outro, de cuidar de si e olhar para o outro.

Uma aula com características lúdicas não precisa ter jogos ou brinquedos. O que traz a ludicidade para a sala de aula é muito mais uma “atitude” lúdica do educador e dos educandos. Assumir essa postura implica sensibilidade, envolvimento, uma mudança interna, e não apenas externa, implica não somente uma mudança cognitiva, mas, principalmente, uma mudança afetiva.

Atualmente muito se tem discutido sobre Educação Infantil e práticas pedagógicas, assim como as próprias questões do desenvolvimento infantil. Segundo a Teoria Histórico Cultural, o espaço atua como mediador no processo de aquisição dos bens culturais e, sua reorganização nas escolas de educação infantil significa criar possibilidades de ampliação da cultura, como também estreitar a relação criança-educador e criança-criança.

A escola também, deve oportunizar atividades e capacitações para seus profissionais, valorizando-os e fazendo um trabalho em equipe, a familia tem um papél fundamental no ensino aprendizagem, as nossas crianças estão sendo matriculadas cada vez mais cedo nas instituições de ensino, com isso os educadores encontram algumas dificuldades para o trabalho. O referencial curricular deve ser sempre revisado, para que possam se orientar e desenvolver o trabalho ensino –aprendizado.

As famílias, as instituições e a sociedade como um todo são responsáveis pela infância e realizam ações que se complementam. Em momento algum uma substituirá a outra, pois são de grande importância para a Educação Infantil.

Modificar essa concepção de educação assistencialista significa atentar para várias questões que vão além dos aspectos legais. Envolve principalmente, assumir as especificidades da educação infantil e rever concepções sobre a infância, as relações entre classes sociais, à responsabilidade da sociedade e o papel do Estado em relação às crianças pequenas.

Centrado nos eixos Formação Pessoal e Social e Conhecimento do Mundo, o ensino e a aprendizagem são atividades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com