TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Transporte dutoviario

Resenha: O Transporte dutoviario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  Resenha  •  948 Palavras (4 Páginas)  •  569 Visualizações

Página 1 de 4

O Transporte dutoviario é o modo de transporte que utiliza um sistema de dultos – tubos ou cilindros previamente preparados para determinados tipos de transporte, formando uma linha chamada de dutovia ou via composta por dutos onde se movimentam produtos de um ponto a outro.

Os elementos que constituem uma dutovia são: os terminais, com os equipamentos de pulsão do produto: os tubos e as juntas de união destes.

Esta modalidade de transporte vem se revelando como uma das formas mais econômicas de transporte para grandes volumes principalmente de petróleo e derivados, gás natural e álcool (etanol), especialmente quando comparados com os modais rodoviários e ferroviários. Por apresentar características impares, como alto nível de segurança, transportabilidade constante, baixo custo operacional, as dutovias possibilitam o transporte dos seguintes produtos:

Petróleo e seus derivados (Oleodutos): estes tipos de carga pode ser transportado por oleodutos ou gasodutos.

Não derivados de petróleo (Polidutos ou Alcooldutos): algumas cargas não derivadas do petróleo , como álcool, CO2 (Dióxido de carbono) e CO3 (Trióxido de carbono), também pode ser transportado por oleodutos.

Gás Natural (Gasoduto): esse gás é transportado pelos gasodutos e é bastante semelhante aos oleodutos, embora tenha suas particularidades, principalmente no sistema de pulsão de carga – compressores.

Minério, cimento e cereais (Minerodutos ou polidutos): o transporte destes materiais é feito por tubulações que possuem bombas especiais, capazes de impulsionar cargas solidas ou em pó. Também se dá por meio de um fluido portador, como a água para transporte do minério a media e a longas distancia ou ar para transporte de cimento e cereais a curtas distancia.

Correspondência – carvão e resíduos sólidos (minerodutos): para o transporte deste tipo de carga utiliza-se o duto encapsulado que faz uso da capsula para transportar a carga por meio da tubulação impulsionada por um fluido portador, água ou ar.

Águas Servidas – esgoto (dutos de esgotos): as águas servidas ou esgotos produzido pelo homem devem ser conduzida por canalização própria até um destino final adequado.

Água Potável (dutos de água): após a água ser coletada em mananciais ou fontes, a mesma e conduzida por meio de tubulações até estações onde é tratada e depois distribuída para população, também por meio de tubulações. As tubulações envolvidas na coleta e distribuição são denominadas adutoras.

CLASSIFICAÇÕES:

Os dutos rígidos são caracterizados por apresentarem pouca ou nenhuma flexibilidade, já os dutos flexíveis possuem a característica de realizar curvaturas, por essas razão são muito utilizado na exploração de petróleo offshores, tendo com a finalidade de interligar os poços de extração as plataformas ou navios, São de fácil lançamentos e acomodamento no leito marinho.

Os dutos terrestre podem ser subterrâneos, aparentes ou aéreos.

Dutos subterrâneos são enterrados de forma a serem mais protegidos contra intempéries e acidentes provocados por outros veiculo e maquinas agrícolas, contra curiosidade e vandalismo.

Os dutos aparentes são visíveis no solo, o que normalmente acontece nas chegadas e saídas de estações de bombeio, nas estações de carregamento e nas estações de lançamento/recebimento de PIG’s – aparelhos/sensores utilizado na limpeza e detecção de imperfeições ou amassamentos de tubulação.

Ao dutos aéreos são aqueles colocados bem acima do solo, necessários para vencer grandes vales, curvos d’água, pântanos ou terrenos muito acidentado.

No modo submarino, a maior parte da tubulação está submersa e geralmente é utilixada para o transporte da produção de petróleo das plataformas marítimas para as refinarias ou tanques de armazenagem situados em terra.

CONSIDERAÇÃO FINAL:

No que foi apresentado sobre dutovias, cabe colocar os principais pontos que fazem com que esse modal de transporte de produtos tenha tamanha significância e expectativa de maior desenvolvimento no futuro.

1.Apresenta alta confiabilidade (não depende de alternâncias diurnas e noturnas nem contigencia climática e atmosférica):

2.Tem o elemento de transporte é fixo enquanto a carga

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com