TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  31/3/2016  •  Monografia  •  6.666 Palavras (27 Páginas)  •  1.691 Visualizações

Página 1 de 27

FACULDADE DE PORTO FELIZ

PEDAGOGIA

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Porto Feliz/SP

2015

Maria Franciéle da Luz Dantas

Larissa de Campos Paiva

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Porto Feliz/SP

2015

RESUMO

Este trabalho visa o aprofundamento das teorias psicológica, social e pedagógica, destacando a criança em fase de desenvolvimento, cujo suporte na formação é o lúdico. O objetivo é pensar nos jogos e nas brincadeiras auxiliando no desenvolvimento das crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Pretende- se mostrar como as brincadeiras, os brinquedos e os jogos fazem parte do cotidiano das crianças, visto que, sua prática constitui processos de descoberta do mundo, possibilitando adquirir autonomia e competências. O objetivo deste trabalho é buscar a compreensão na Educação Fundamental I (1º ao 5º ano), bem como as atividades que promovam o ensino do seu aprendizado, tendo por base a ludicidade. Pode-se observar que além do aspecto lúdico do jogo, o tangram pode ser explorado no ensino de diversas disciplinas e conteúdos, pois ão inúmeras as possibilidades exploratórias do jogo tangram utilizando-se de material concreto de manipulação. A metodologia utilizada foi por meio de pesquisa bibliográfica e sites acadêmicos e os resultados obtidos prevaleceram a pesquisa qualitativa feita na prática com os alunos pesquisados, visando sua participação nas atividades, as contribuições dadas, a criatividade e o produto final, isto é a exposição em mural.

Palavras-chave: Educação. Jogos. Brincadeiras. Criança. Apredizagem. Tangram. Lúdico.

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO................................................................................................

2. A HISTÓRIA DO LÚDICO...............................................................................8

2.1.  A BRINQUEDOTECA................................................................................13

3.  O LÚDICO NA SALA DE AULA .................................................................16

4.  EDUCAÇÃO E O LÚDICO...........................................................................18

5.  O USO DO TANGRAM COMO MATERIAL LÚDICO EM SALA DE AULA.................................................................................................................21

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................25

REFERÊNCIAS.................................................................................................27

  1.  INTRODUÇÃO

As crianças, desde os primeiros anos de vida, gastam grande parte de seu tempo brincando, jogando e desempenhando atividades lúdicas. A brincadeira e os brinquedos são tão fundamentais a criança como a alimentação. Os adultos, por sua vez, têm dificuldade de entender que o brincar e o jogar, representam para a criança uma necessidade.

A escolha dessa temática deu-se devido à importância dos jogos e brincadeiras no Ensino Fundamental I, tendo em vista a valorização do lúdico para a prática pedagógica na escola. O jogo ajudará às crianças a formarem um bom conceito de mundo, onde se tem a afetividade e a sociabilidade vivenciadas, a criatividade estimulada e os direitos da criança respeitados.

Já se sabe, por meio de pesquisas, as colaborações do lúdico no desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Brincando, a criança se diverte, mas também recria e interpreta o mundo em que vive relacionando-se com ele. Os estudos sobre o assunto revelam, inclusive, que as crianças que brincam bastante se tornam adultas mais ajustadas e preparadas para a vida. (SANTOS, 2014).

No universo de nossas salas de aulas, nos defrontamos com a pluralidade, caracterizada pelas diferentes raças, culturas e religiões e diante de tanta tecnologia acessível à maioria da população, muitas das vezes um quadro de giz e “saliva”, não conseguem atrair a atenção de nossos alunos. É necessário, então, diversificarmos nossas metodologias de ensino, propormos projetos para resgatar o interesse e o gosto de nossos alunos pelo aprender. Os jogos educativos com finalidades pedagógicas revelam a sua importância, pois promovem situações de ensino-aprendizagem como instrumentos de apoio, motivadores de forma sociável, integral e aumentam a construção do conhecimento, introduzindo atividades lúdicas e prazerosas, desenvolvendo a capacidade de iniciação e ação ativa e motivadora.

Batista e Dias (2012. p. 980) ressalta que:

O professor tem um papel crucial em relação à proposta dos jogos educativos em sala de aula, agindo como auxiliadores para as atividades didáticas [...] 

Cabe ressaltar, que o professor deve vivenciar a unicidade dos jogos com os materiais pedagógicos na elaboração das atividades didáticas, ao considerálos por meio dos planos afetivos e cognitivos uma possibilidade de aproximar a criança do conhecimento. 

Dessa forma, esta pesquisa visa analisar como os educadores veem os jogos e brincadeiras, de modo que contribuem para a aprendizagem.

Os objetivos deste trabalho são: verificar como as brincadeiras e os jogos podem proporcionar o desenvolvimento das estruturas cognitivas, o intercâmbio do cognitivo e do afetivo, o avanço nas relações interpessoais, o conhecimento lógico-matemático, bem como sua contribuição para a formação da autoestima das crianças, auxiliando-as a superar suas aquisições de forma criativa.

A relevância desse estudo é mostrar que a brincadeira pode ser entendida como uma rica possibilidade de construção de identidade. A atividade oferece um leque de informações simples referentes às suas emoções, a forma como interage com seus colegas, seu desempenho físico motor, seu estágio de desenvolvimento, seu nível cultural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.4 Kb)   pdf (355.6 Kb)   docx (121.9 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com