TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Universso Contabil

Artigos Científicos: O Universso Contabil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 3

Sistemas contábeis gerenciais efetivos podem criar valor consideravelmente pelo fornecimento de informações acuradas e oportunas sobre as atividades necessárias para o sucesso das organizações de hoje”

O estudo da criação de valor ou geração de riqueza, a atividade produtiva, não é o onjeto de estudo da Ciência Contábil, mas sim, o ponto fundamental da Ciência Econômica7 . A economia, objeto da CiênciaEconômica, pode ser definida como o conjunto de atividades de uma coletividade humana relativas à produção, distribuição e consumo de bens.8 . A produção e a consequente geração de renda é assim apresentada por Rossetti. “Dentre as três diferentes categorias básicas de atividade econômica (produção, consumo e acumulação), aprodução é considerada como atividade fundamental. O seu caráter de atividade fundamental decorre de que as demais categorias dependem das funções produtivas, à medida que os diferentes agentes que operam nos sistemas econômicos nacionais só podem satisfazer às suas encessidades de consumo e acumulação de riquezas se, preliminarmente, destinarem tempo, talento e esforço à ação de produzir bens e serviços que desejarem consumir e acumular.”9 “A geração de renda ocorre paralelamente ao processamento da produção. Independentemente da sua natureza, quaisquer bens ou serviços que sejam produzidos exigem o emprego de recursos econômicos, denominados fatores de produção, como o trabalho, o capital, a tecnologia e a capacidade empresarial. Como já vimos, a mobilização, pelas empresas, desses diferentes tipos de fatores conduz ao pagamento de remuneração, sob a forma de salários, juros, aluguéis e lucros. Estas remunerações, geralmente denominadas custo dos fatores correspondem ao conceito econômico de renda.”10.

A Ciência Econômica é responsável pelo conceito base de adição ou agregação de valor. Conforme Rossetti “a produção deve ser vista como um processo contínuo de entradas (inputs) e saídas (outputs). O produto deve ser entendido como a diferença entre o valor da saída e o valor das entradas, o que equivale a dizer que o conceito de produto corresponde ao valor agregado pelas empresas no decurso do processamento da produção.”13 Complementando, também com Rossetti”...devemos ter presente o significado do valor agregado, que expressa, como já vimos, a diferença entre o valor bruto da produção e a soma dos valores de todos os bens e serviços intermediários utilizados quando do processamento dessa mesma produção.”14 No processo de agregação de valor, fica claro também que as empresas são as entidades que se responsabilizam pelos processos intermediários de agregação de valor, conforme Rossetti”...cada uma das empresas integrantes do aparelho de produção da economia será considerada, sob um ponto de vista sistêmico, como uma unidade processadora dependente de fornacimentos originários de outras empresas.”

A Ciência Contábil incorporou oconceito de valor agregado no seu escopo, com o desenvolvimento do conceito de valor adicionado.Conforme De Luca “podemos definir Valor Adicionado como sendo a diferença entre o valor da produção/faturamento e os consumos intermediários (compras a outras empresas) nesse período, ou seja, a mesma definição utilizada pela economia.”16

”A Contabilidade Gerencial, como uma parte integral do processo de gestão, adiciona valor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com