TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Urbano E O Transporte

Dissertações: O Urbano E O Transporte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  1.963 Palavras (8 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 8

A evolução do transporte no ambiente urbano

O homem se move desde antes do surgimento das sociedades em busca de alimento, água, abrigo etc. A partir do conhecimento das primeiras técnicas de cultivo, da formação das primeiras comunidades e do desenvolvimento de tecnologias que permitissem a produção de equipamentos simples foi que o conceito de transporte passou a significar também o transporte de alimentos e de utensíllios primitivos.

Até então, o transporte desses elementos se dava devido à força humana. Só mais tarde, com o advento da tração animal, é que surgiram as primeiras carroças rudimentares que passaram a transportar também pessoas. Ainda na Pré-História, há cerca de 6000 anos A.C, é que se noticia a utilização das primeiras rodas, criadas a partir de um troncos de árvores para o transporte a tração animal, tendo sido desenvolvidas pela Civilização Sumeriana que floreceu às margens do Rio Eufrates.

Com o desenvolvimento das sociedades, os transportes passaram também a ocupar o ambiente hídrico/marinho, com o desenvolvimento do transporte aquaviário. Com o aparecimento das sociedades organizadas mais antigas conhecidas – (Egípcia, Grega, Romana, Árabe) é que há a consolidação do transporte como fonte de renda e defesa, sendo utilizado no comércio entre as cidades e em batalhas.

Verifica-se historicamente que o transporte é uma infra-estrutura complexa e relacionada, de forma igualmente complexa, com os mais diversos momentos da vida social e seu ambiente natural – o ambiente urbano. Entender a história dos transportes é, portanto, entender como as diversas redes espaciais de infra-estruturas, serviços, organizações e respectivas tecnologias condicionam seu desenvolvimento.

O transporte como uma questão social

Há séculos a vida era lenta, as pessoas se deslocavam muito pouco, as estruturas e processos de trabalho, lazer, vida em família, políticas e outras eram relativamente estáveis, com mudanças lentas e eram mais simples. Poucas pessoas estavam conectadas aos processos mais dinâmicos de cada sociedade. Hoje em dia as pessoas vivem mais próximas uma das outras e têm que necessariamente estar conectadas com um grande número de estruturas essenciais da sociedade e com um imenso número de processos.

O sistema de transporte das grandes cidades envolve uma variedade de infra-estruturas e processos, por exemplo: medição e planejamento de tráfego, controle de tráfego, atendimentos de emergência, planos de contingência, planejamentos de médio e longo prazos, treinamento e certificação de motoristas, certificação e licenciamento de veículos, permissões a pólos geradores de trafego, compensações por geração de tráfego e assim por diante.

O planejamento de transportes desenvolve sistemas de movimentação de pessoas e mercadorias, num espaço urbano definido, o que pressupõe a análise dos padrões gerais de deslocamento entre uma multiplicidade de origens e destinos. A ordenação e a regulamentação da circulação cabem a Engenharia de Tráfego, que procura otimizar o fluxo de pessoas e de mercadorias.

Uma das questões mais importantes ligada à modernidade urbana está relacionada ao fato de as cidades crescerem em ritmo acelerado e a busca de soluções para os problemas relacionados à circulação de veículos, pessoas e bens crescerem em ritmo muito mais lento, apresentando um gradativo descompasso.

A maioria das questões ligadas ao transporte reflete as desigualdades sociais entre as classes. Não há recursos de transporte, de mobilidade e de acessibilidade suficientes para atender a todas as pessoas de modo a permitir que a maioria delas usufrua desses recursos com a mesma quantidade e qualidade. Como conseqüência, aumenta-se a demanda por uma infra-estrutura viária que atenda às novas necessidades.

Os veículos representam hoje algumas características importantes na modernidade, pois são instrumentos úteis e rápidos como meio de transporte; são elementos de conforto e comodidade conforme a maioria das pessoas busca para melhorar o padrão de vida; representam status social e poder. Tudo isso são símbolos sociais criados pelos homens e pela sociedade. Nesse sentido, todas as sociedades se preocupam com um trânsito organizado, limpo, saneado e pacífico tentando encontrar a melhor maneira de lidar com as suas conseqüências.

O transporte e os desafios da sociedade moderna

Com a era da informação e da sociedade fundamentada em estruturas e processos propostos pela globalização, criou-se a necessidade de um sistema de transporte eficiente para que possa garantir a acessibilidade de pessoas e mercadorias a fim de que a economia e a qualidade de vida possam desenvolver-se mutuamente. Porém esta não é a realidade do transporte nacional, o qual enfrenta desafios para melhorar o transporte público e assim diminuir a frota de veículos que circulam diariamente nas grandes cidades, bem como criar alternativas viáveis para o transporte de mercadorias.

As grandes cidades enfrentam problemas sérios com a falta de eficácia do transporte público, pois há muito mais pessoas que necessitam deste do que a oferta do mesmo. Essa realidade cria uma situação caótica. De um lado temos pessoas da classe média à alta que preferem passar horas dentro do carro para atingir seu destino do que optar pelo transporte público em horários de ‘pico’, pois teriam que espremer-se em meio à multidão que depende única e exclusivamente deste sistema de transporte. Por outro lado temos pessoas de certa forma marginalizadas, e são obrigadas a enfrentar verdadeiras jornadas para chegarem ao trabalho ou à escola.

O transporte de mercadorias também causa problemas devido ao número excessivo de caminhões que circular nas rodovias do país porque, em certos casos, os caminhoneiros não obedecem fielmente às leis de transito, ou até mesmo utilizam drogas para cumprirem prazos. Como alternativa há projetos para a implantação de ferrovias bem para incentivar o transporte aéreo.

Mesmo sabendo que esse tipo de melhoria no sistema de transporte é indispensável, pode-se afirmar que este não é o principal desafio da sociedade moderna com relação ao transporte. O grande desafio seria o desenvolvimento de uma fonte de energia alternativa ao petróleo, um biocombustível, que ao mesmo tempo fosse acessível a todos e também que não afetasse o meio ambiente. E é justamente por saber que a escassez de petróleo em um futuro próximo é garantida que há uma corrida pelo desenvolvimento de uma fonte alternativa de energia.

O conceito contemporâneo de transporte

Vive-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com