TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRANSPORTE URBANO DE PASSAGEIROS

Exames: TRANSPORTE URBANO DE PASSAGEIROS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2013  •  2.215 Palavras (9 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 9

Administração de estoques

Tipos de estoque , Conceitos e Características

Os diferentes materiais aos quais a Administração de Materiais dedica sua atenção e estabelece processos para guarda e movimentação são Classificados em :

Estoque Custos incorridos Razões Indicadores de análise

Matérias primas

Insumos Produtivos Valor estocado

Armazenagem

Movimentação

Obsolescência Quant. econômica

Distanc. Fornecedor

Segur. Fornecimento Metodologia de compras

Custos de transporte

Material em processo Valor estocado

Armazenagem

Movimentação

Quant econ.produção

Capital de giro

Tempo de produção Otimização das

campanhas de produção

Estoque de produtos Acabados Valor estocado

Armazenagem

Obsolescência

Danificação Quant econ.produção

Quant. mínima clientes

Dimensões e peso embalagens Otimização uso do armazem

Estoque em transito Valor do estoque

Custos transporte Volume em transito

Tempo / distância

Dimensões e peso embalagens Otimização dos processos de transporte

Material de manutenção / diversos Valor estocado

Armazenagem

Obsolescência

Danificação Tempo de estocagem

Alterações configurações

Movimentação Cuidados com armazenagem

Caso estas práticas estejam fora de controle ideal , os custos de estoque nas mais diversas fases se apresentarão desproporcionais. Como conseqüência, as empresas se apresentarão impactos de redução na LIQUIDEZ . Uma vez que a compensação de qualquer produto e de qualquer problema de eficácia para uma empresa é o produto vendido, estas organizações terão de repassar os efeitos para os produtos , com a conseqüente perda de competitividade.

Por estas razões , o melhor uso de práticas de gestão de estoques é primordial nas organizações , mormente em épocas de custos altos de capital ( inflação e/ou juros ). Levam vantagens aquelas que conseguem ter áreas de administração e gestão de estoques / compras / fornecedores em sintonia e com objetivos únicos.

É importante portanto prever , planejar e monitorar os estoques da organização, minimizando investimentos necessários em ativos circulantes , que se traduzem nos gastos em Juros bancários , custos de perda de oportunidade pelo não aproveitamento de alternativas de aplicações mais atraentes ; excesso de mão de obra ; custos administrativos , excessos de fretes e seguros etc...

Quando as organizações trabalham dissociadas, as diversas atividades da cadeia de suprimentos procuram realizar “ sua obrigações “ e as funções de compras colocam as necessidades nos fornecedores exatamente da forma e conceito solicitado por controle de estoques , nas datas e quantidades solicitadas e como conseqüência não irão capturar os ganhos de lotes de produção que representem condições mais otimizadas de uso de mão de obra , equipamentos e tempos e processos de produção por parte de seus fornecedores e em linha com as melhores alternativas para sua própria organização otimizando o fluxo completo.

A conseqüente redução dos estoques de segurança , resultado de trabalhos e atividades de parceria e melhoria de gestão conjunta é relegada a segundo plano e os clientes não se beneficiam de possíveis práticas ; processos e alternativas que poderiam estar reduzindo o volume de material, o tempo de transporte , manuseio e guarda ou mesmo fluxo físico de entrega.

Aproveitar todas as alternativas de monitoração de estoques nas mais diversas fases , reduz o custo imobilizado em materiais e evita repassar para o consumidor a improdutividade de nossas organizações. Portanto, investir em melhores configurações de armazenagem , aproveitamento de espaço , redução dos volumes e itens armazenados , uso de RAKS com maior altura , equipamentos e práticas de movimentação otimizadas tem um efeito positivo na competitividade ao longo do tempo e devem ser avaliadas pelos clientes e utilizadas como um investimento necessário que será compensado por uma relativa redução dos custos finais .

O uso de sistemas computadorizados , trouxe dinamismo às atividades de controle e dimensionamento de estoques , criando e gerenciando um banco de dados de itens , processos e características, mas em contraposição , a crescente complexidade de organização necessária nas empresas clientes fazem com que se estabeleçam praticas de busca continua de melhoria de tempos e processos de Gestão de estoques.

Devido à complexidade e valores envolvidos , as próprias organizações de materiais , deixaram de ser apêndices para tornar-se diretorias importantes no organismo corporativo.

Dimensionamento e Controle de Estoques

Um dos objetivos principais de uma organização é maximizar o lucro em relação ao capital investido. Existem diversas razões para investir dentro de uma empresa: equipamentos , financiamentos sobre vendas , expansão fabril , e estoques. A alta administração da organização tem o cuidado de assegurar que as necessidades prioritárias no uso do capital sejam atendidas, e isto significa maximizar a disponibilidade de capital e sempre minimizar o volume de dinheiro parada em estoques , representado pelas mais diversas configurações , desde matérias primas até produtos finais , em relação ao lucro alcançado.

Rotineiramente a gestão dos diversos departamentos , se exercida de forma isolada estabelece objetivos que são em si contraditórios e se chocam , requerendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com