TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Pesquisas Acadêmicas: A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  1.698 Palavras (7 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 7

A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Nas escolas em que recebemos as informações a respeito das tecnologias na educação, podemos perceber que as mesmas são utilizadas de formas diversas, mas que as mesmas nem sempre são utilizadas da maneira mais adequada. Sendo que em uma das instituições de ensino pesquisada que se encontra na zona rural de nosso município os laboratórios de informática estão desativados por falta de recursos e assistência técnica/profissional. Funcionando apenas os computadores da direção e da sala de professores que por vezes também falham a internet e outros componentes como impressores e máquina de xérox, dificultando muito a realização de trabalhos tanto na direção como os dos professores.

Já em outra escola pesquisada o diretor afirma que: dispõem de vários recursos tecnológicos e internet, mas mesmo assim frequentemente ocorrem atrasos em trabalhos tanto os de ordem técnico-administrativos na secretaria da escola, quanto àqueles encaminhados para pesquisa no laboratório de informática, ou seja, trabalhos didático-pedagógicos. Ele complementa que esses atrasos geralmente vêm em decorrência do não funcionamento dos computadores ou do déficit de funcionamento da internet que por vezes é muito lenta, prejudicando assim todo o corpo escolar.

Em outra escola pesquisada tivemos a oportunidade de tomar conhecimento sobre outras opiniões a respeito das tecnologias educativas. Nesta escola conversamos com uma pedagoga que citou que na instituição em que atua os recursos tecnológicos são variados e muito bem utilizados e entre eles estão: televisores, aparelhos de DVD, data-show’s, aparelhos de som, telefones, microfones, aparelhos de fax, máquinas de xérox com scaner, pen-drives, CD’s e DVD’s.

Na opinião da pedagoga também são classificados como tecnologias a caneta usada para escrever as respostas do questionário, a luz elétrica que ilumina sua sala de trabalho e a cadeira giratória em que ela se sentou para nos atender, demonstrando para nós iniciantes, que as tecnologias não são apenas as que são utilizadas atualmente e que até mesmo o martelo quando inventado, foi uma grande descoberta tecnológica criada para facilitar a vida dos seres humanos.

Na mesma instituição de ensino pesquisamos uma professora que nos passou a informação de que a escola conta com o trabalho de dois ATIs (Assistente Técnico de Informática), um que atua nos períodos matutino e vespertino e outro que atua no período noturno. A professora da ênfase no assunto falando que os ATIs atuam principalmente no laboratório de informática, realizando um trabalho coletivo junto aos professores e alunos. A mesma ressalta que os professores desta instituição receberam formação continuada que foi oferecida pelo MEC juntamente a GERED, essa formação foi nos programas Linux e TIC’s (Técnica de Informação e Comunicação), o que vem auxiliando os profissionais desta escolaem um conhecimento mais amploe também para perceber as tecnologias como aliadas nos processos de ensino-aprendizagem, trazendo principalmente aos professores a oportunidade de se conectar a este mundo tecnológico em que seus alunos na maioria já encontram-se inseridos.

Em outra escola localizada em nosso município podemos ver mais de perto como ocorrem as relações com as tecnologias. Pesquisamos um Assistente Técnico de Informática, mais conhecido por ATI, o mesmo falou um pouco da forma como realiza seu trabalho na instituição em que atua, ele diz que seu trabalho não se restringe apenas em auxiliar no manuseio dos computadores e sim, trabalhar junto aos professores, pedagogos, outros profissionais da educação e alunos nos projetos pedagógicos, agendando antecipadamente as pesquisas e conduzindo-as, ampliando assim não somente o acesso dos alunos às tecnologias, como também seus conhecimentos por meio da internet nos processos de ensino-aprendizagem. Ele complementa que também é sua função organizar as tecnologias no auditório da escola, filmes, data-show, som entre outros, se tornando assim um indispensável mediador entre tecnologias e escola.

O ATI ressalta que esta instituição conta com o EMIEP (Ensino Médio Integrado à Educação Profissional-técnico em Manutenção e Suporte em Informática), que com suas disciplinas técnicas precisa dispor do laboratório de informática para aprenderem como funciona o computador, sua montagem e manutenção, ele da ênfase ao fato de que a escola ainda não possui um laboratório específico para este fim, tendo a necessidade de adequar os materiais disponíveis na escola. Ele também declara que a comunidade não tem acesso direto as tecnologias da escola, tendo como usuários apenas o corpo escolar que inclui alunos, professores e outros funcionários da escola.

Na maioria das instituições pesquisadas os métodos tecnológicos mais utilizados são: os televisores com filmes relacionados com os conteúdos que estão sendo trabalhados, que também por vezes são assistidos nos auditórios com telões e data-show`s, na direção e sala de professores preparando e imprimindo atividades didático-pedagógicas e as avaliações quinzenais e bimestrais e também no laboratório de informática com os alunos realizando pesquisas, ampliando seus conhecimentos e experiências, também voltados aos assuntos em estudo. E em todas as escolas tivemos a mesma resposta a respeito ao direito e a realidade de acesso que todas as turmas, desde o primeiro ano do ensino fundamental até os cursos de habilitação a profissionalização tem de utilizar os recursos tecnológicos.

As escolas que dispõe de Softwares Educativos nos deram respostas parecidas, dizendo que os mais utilizados são: Treinador de Vocabulário, Tutor de Digitação, Tux Paint, Editor de Testes e Exames, Exercício com frações, Geometria Dinâmica e Geometria Interativa, Exercícios de porcentagem, Desenhos de Funções Matemáticas, Idiomas, Estudo das formas verbais do espanhol, Revisor do Latim, Jogo de Ordenação de Letras, planetário Virtual, Tabela periódica de Elementos, Linguagem de Programação, Hinos, Calculadora, entre outros.

Nos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas em sua maioria são encontrados indicativos quanto à utilização das tecnologias, nos processos de ensino e aprendizagem, uma vez que este documento deve ser o norteador das ações/práticas pedagógicas em sala de aula, bem como na escola como um todo. Ao mesmo tempo em quenorteia, está em constante avaliação, pelos sujeitos atuantes dentro de seus conceitos, ou seja, professores, alunos, direção, equipe pedagógica, pais, A.P.P, ou seja, na opinião dos membros das escolas isso também é currículo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com