TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de kanban

Projeto de pesquisa: O conceito de kanban. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.483 Palavras (6 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 6

Sumario.................................................................................................01

Introdução..............................................................................................02

1- Conceito Kanban...............................................................................03

2- Conceito Just-in-time (JIT).................................................................03

• Aplicação Kanban, JIT.........................................................................03

• Relação Custo x Benefício...................................................................03

3- Manufatura Enxuta (envolvimento com área de materiais).................04

4- Custos relacionados aos estoques.....................................................04

• Manutenção...........................................................................................04

• Movimentação........................................................................................04

• Armazenagem........................................................................................05

.

5- Indicadores de Desempenho Relacionados a Gestão de Materiais...05

Conclusão................................................................................................06

Referencia ............................................................................................. 07

Introdução

Hoje, as grandes empresas são pressionadas pela urgência de aumentar a produtividade. Por essa razão, muitas delas resolveram adotar técnicas alternativas.

A técnica, Kanban e Just in Time tem merecido recentemente grande destaque em todo mundo, tendo em vista a grande necessidade de redução de custos à área de produção.

Com isso, procuramos mostrar de uma forma bastante prática e precisa, que a filosofia pode ser traduzida em: produção sem estoques, eliminação dos desperdícios, sistema de melhoria contínua do processo, etc. Enfim, é composta de práticas gerenciais que podem ser aplicadas em qualquer parte do mundo e em qualquer empresa, que tem por objetivo a melhoria contínua do processo produtivo.

2- Conceitos Kanban

Kanban é uma expressão japonesa com origem nos cartões utilizados nas empresas japonesas para solicitar componentes a outras equipes da mesma linha de produção, e que designa um método de fabrica em série, desenvolvido pela Toyota Motor Company, aplicado aos processos de aprovisionamentos, produção e distribuição, seguindo os princípios do Just-in-Time (JIT).

Podemos dizer que o método Kanban é um método que determina a produção a partir da procura: de fato, o ritmo de produção é determinado pelo ritmo de circulação de Kanban’s, o qual, por sua vez, é determinado pelo ritmo de saída dos produtos ao fluxo de produção.

2- Conceitos Just-in-time (JIT)

O JIT é um fundamento na melhoria contínua do processo de manufatura através do envolvimento humano, garantindo a qualidade dos produtos e serviços de uma empresa, através do comprometimento das pessoas buscando a simplicidade nos processos, eliminação dos desperdícios, garantindo a flexibilidade no atendimento das necessidades dos clientes. No JIT o aspecto "preço cotado", deve ser substituído pela garantia na qualidade e pontualidade das entregas em pequenos lotes, tornando real o uso do termo JIT (justo tempo).

• Aplicação Kanban, JIT: Pelas suas características, o método Kanban apenas pode ser aplicado em sistemas de produção repetitiva, em que os produtos são estandardizados e a produção é relativamente estável, sendo obrigatório que o processo de produção esteja organizado em série. É um método de operacionalizar o sistema de planejamento e controle puxado, utilizando cartões com informações de materiais, para realizar as operações de movimentação e abastecimento. É um sistema barato, que qualquer empresa pode empregá-lo. O JIT em um processo de fluxo, as partes corretas necessárias a montagem alcançam a linha de montagem no momento em que são necessárias e somente na quantidade necessária. É aplicado

• Relação Custo x Benefício: É importante ressaltar que a redução de custos é a meta mais importante. Produtos a um custo menor que os concorrentes. Custos baixos de produção, por um lado permitem à empresa competir com preços menores e por outro lado, se as condições do mercado permitem a empresa não repassar as possíveis reduções de custos a seus preços, aumentar as margens de lucro, aumentando a possibilidade de re-inversão de recursos na forma de investimentos para a melhoria contínua dos processos. Já um dos fatores que mais contribui para alcançar os potenciais benefícios da política Just in time, requer a redução do número de fornecedores para o mínimo possível. Esta redução gera, porém, vulnerabilidade em eventuais problemas de fornecimento, já que fornecedores alternativos foram excluídos. A melhor maneira de prevenir esta situação é selecionar cuidadosamente os fornecedores e arranjar uma forma de proporcionar credibilidade dos mesmos de modo a assegurar a qualidade e confiabilidade do fornecimento.

Manufatura Enxuta (envolvimento com área de materiais)

Estas são algumas das razões pelas quais o Just-In-Time, especialmente no ambiente de manufatura, tem sido objeto de especial interesse no mundo ocidental, graças ao sucesso obtido inicialmente no seu pais de origem, o Japão, e atualmente em empresas de todo o mundo. O Just-In-Time tem mostrado seu potencial de benefícios quando aplicado como um processo de melhoria contínua, através do envolvimento humano, procurando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com