TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de matemática atuarial

Seminário: O conceito de matemática atuarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Seminário  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 2

Conceito Matemática Atuarial

A matemática atuarial é o conhecimento das técnicas exclusivas de análise de riscos e expectativas, sobretudo na administração de seguros e fundos de pensão. Esta ciência concentra conhecimentos específicos das matemáticas estatísticas e financeiras.

Mesmo parecendo um conhecimento recente, as raízes da atuária como são mais conhecidas, remontam às primeiras preocupações em se inventarem garantias as pessoas de uma sociedade e em se analisar quantidades de nascimento e morte dos indivíduos.

A matemática atuarial trabalha com algumas ferramentas indispensáveis para as análises de riscos e expectativas, em seguida, algumas das quais estão detalhadas abaixo.

Algumas ferramentas da Matemática Atuarial

Tábua Biométrica: As tábuas biométricas são listas contendo o número de indivíduos vivos em cada faixa etária, o número de indivíduos falecidos e as probabilidades de vida e morte. Essa tabua pode ser classificada por sexo, e no caso de seguro de vida, também, pode ser classificada por grupo de fumantes e não-fumantes.

Tábuas de Comutação: Essa tábua é uma lista feita a partir de perspectivas sobre as quais é aplicada uma taxa de juros compostos. As tábuas de comutação deixam mais simples os cálculos de diversas operações interligadas à previdência e a seguros contra morte.

Reserva Matemática: Esta reserva surgiu quando se arquitetou a afirmação de prêmios nivelados para seguros de vida em troca dos prêmios naturais. Os prêmios nivelados mostram uma conduta estável para seguros sobre a vida humana, acordados por uma série de anos, ao passo que os prêmios naturais são crescentes com o acréscimo de idade para seguros renováveis a cada ano.

Tábua Intergeracional: Com o aumento da perspectiva de vida, observando nos países mais desenvolvidos e que passou a ocorrer em todo o planeta, cria a necessidade de um enriquecimento no conceito de tábuas atuariais, visto que as tábuas de mortalidade mostram modelos estáticos. Assim, passaram a ser criadas as Tábuas Geracionais ou Intergeracionais que apresentam uma taxa de mortalidade das diversas gerações, representadas pelo ano de nascimento, inventando assim tábuas mais eficazes que permitem valores de mortalidade mais precisos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com