TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de orçamento

Trabalho acadêmico: O conceito de orçamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  4.422 Palavras (18 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 18

SUMARIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO: 4

2.1 Conceito de Orçamento 4

2.2 Orçamento Geral 5

2.3 Orçamento Flexível 6

2.4 Pontos Positivos do Orçamento para a Gestão 8

2.5 As Questões Tributárias para o Orçamento 9

2.6 Isenção e imunidade Tributária ....................................................................11

2.7 Balanço Patrimonial ......................................................................................12

2.8 Demonstração do Resultado do Exercício ...................................................13

2.9 Demonstração dos Fluxos de Caixa .............................................................15

2.10 A Comparação do Orçado com o Realizado com a Utilização dos Métodos Quantitativos..........................................................................................................16

3 CONCLUSÃO 18

4 REFERENCIAS 19

1 INTRODUÇÃO

No cenário do mundo atual, observa-se cada vez mais que para sobreviver na arena dos negócios empresarias o mercado busca profissionais qualificados e com visão difusa para gerir os processos. O orçamento vem agregar informações rápidas e eficientes. Mesmo que sua implantação seja complexa ele pode trazer benefícios que contribuirão para reduzir a margem de erro, a redundância de informações e a maximização de lucros da empresa.

O presente trabalho apresenta uma análise do orçamento empresarial como um elemento fundamental no processo de gestão. Evidência de forma ampla os principais conceitos, características e tipos de orçamento para conhecimento geral do processo. Para uma implantação bem sucedida é necessária a organização dos dados e parametrizações para que o orçado seja alcançado. Isto porque é uma ferramenta importante para a tomada de decisão.

2 DESENVOLVIMENTO:

Gestão Empresarial

2.1 CONCEITOS DE ORÇAMENTOS

O orçamento é um instrumento de planejamento e controle onde as empresas buscam planejar com antecedência as ações a serem executados e os recursos a serem empregados, para a partir daí controlar o que foi planejado com o que está sendo executado.

Welsch (1973)

Define orçamento como um plano administrativo que abrange todas as fases das operações para um período futuro definido. É a expressão formal das políticas, planos, objetivos e metas estabelecidas pela alta administração para a empresa como um todo, bem como para uma de suas subdivisões.

O orçamento tem como objetivo acompanhar o desempenho da empresa e assegurar que os desvios sejam analisados e adequadamente controlados e para isso se faz necessário o acompanhamento diário do mesmo.

Brooksin (2000, p.7)

Ordena de forma diferente os objetivos quando afirma que os orçamentos são essenciais para o planejamento e o controle da empresa. Eles ajudam a coordenar as ações dos líderes de diferentes áreas, estabelecem um compromisso com os objetivos da empresa, conferem autoridade ao gestor de cada área para fazer despesas e fornecer metas claras de receita.

Dentre os objetivos do orçamento destaca-se o planejamento, que permite programar as atividades de longo prazo da empresa; a coordenação que ajuda a coordenar as atividades das diversas áreas; comunicação que disponibiliza informações sobre os objetivos da empresa aos gerentes; a motivação que fornece estímulo aos gerentes para que atinjam metas; o controle que nada mais é que comparar o planejado com o executado e por fim a avaliação de cada gerente em seus respectivos departamentos.

Dessa forma as características de um orçamento podem ser vistas como a projeção do futuro, flexibilidade na aplicação e participação direta dos responsáveis.

2.2 ORÇAMENTO GERAL

O Orçamento Geral do Estado é uma previsão das receitas e despesas anuais do Estado. Engloba o montante e adiscriminação das despesas a efetuar, bem como a forma de cobrilas. Inclui ainda a autorização concedida à Administração Financeira para cobrar receitas e realizar despesas.

Qualquer orçamento de estado cumpre três conjuntos de funções:

• Econômicas- de racionalidade, já que permite uma melhor gestão dos dinheiros públicos, e de eficácia, pois permite ao governo conhecer a política econômica global do estado.

• Políticas- garante os direitos fundamentais dos cidadãos, ao impedir que sejam tributados sem autorização dos seus legítimos representantes, e o equilíbrio de poderes, já que, através do mecanismo de autorização política, a assembléia da república pode controlar o governo.

• Jurídica- através de normas que permitem concretizar as funções de garantia que o orçamento pretende prosseguir.

Existem cinco regras orçamentais clássicas, embora nem todas sejam atualmente seguidas com freqüência:

1. Regra da anualidade onde qualquer orçamento tem um ano de vigência e, como tal, uma execução orçamental anual.

2. Regra da plenitude onde um só orçamento e tudo no orçamento. Em cada ano, o Estado o deve elaborar apenas um orçamento (unidade), no qual todas as despesas devem estar inscritas (universalidade).

3. Regra da discriminação orçamental, que comporta três regras relativas à forma de inscrição orçamental das receitas e despesas: a especificação onde deve ser especificada cada receita a cada despesas, a não compensação como os montantes devem constar no orçamento de uma forma bruta e não consignação, todas as receitas devem servir parar cobrir todas as despesas, não se podendo afetar quaisquer receitas à cobertura de determinadas despesas.

4. Regra da publicidade, o OGE tem que ter publicação oficial.

5. Regra do equilíbrio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com