TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de relevância

Resenha: O conceito de relevância. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Resenha  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 3

Na Wikipédia, relevância é a qualidade do tema de um artigo que determina se este tem pertinência e é adequado para inclusão no projeto. O tema de um artigo deve ser suficientemente notável, ou digno de notícia, para ser incluído na Wikipédia.

O conceito de relevância é diferente do conceito de fama, importância ou popularidade, embora estes se possam efectivamente relacionar com relevância. Relevante define-se como tudo o que merece atenção e é pertinente para a Wikipédia, não o que é famoso ou importante. A relevância não é subjectiva, não depende da opinião individual e subjectiva dos editores da Wikipédia, e é permanente. Um certo número de assuntos não relevantes estão já definidos em O que a Wikipédia não é.

A relevância, tal como discutida aqui, apenas se aplica ao tema de um artigo, não ao seu conteúdo. A Wikipédia é uma enciclopédia: no que respeita a conteúdo de um artigo, aplicam-se as políticas de imparcialidade, verificabilidade, pesquisa inédita e outras políticas e recomendações da Wikipédia lusófona.

Se um tema recebeu cobertura significativa por fontes secundárias de confiança e independentes do assunto tratado, presume-se que seja relevante para poder ter um artigo na Wikipédia.

"presume-se que seja relevante" significa que a existência de cobertura substantiva em múltiplas fontes secundárias independentes é critério de presunção de relevância, embora não seja garantia da mesma. A presunção de relevância não implica a aceitação da inclusão do tema na Wikipédia, quando este viola qualquer outra das políticas oficiais, como por exemplo O que a Wikipédia não é, Wikipedia:Nada de pesquisa inédita, Wikipedia:Verificabilidade, Wikipedia:Livro de estilo/Cite as fontes ou Wikipedia:Princípio da imparcialidade. A existência de fontes em quantidade suficiente é ainda, normalmente, condição necessária para que seja possível escrever um artigo que não seja apenas um esboço.

"cobertura significativa" significa que as fontes citadas cobrem o tema do artigo directamente e com detalhe, e que não é necessária pesquisa inédita para extrair a informação das fontes para o artigo. Cobertura significativa implica que a fonte cita o tema de forma mais do que trivial, mas não obriga a que se debruce sobre ele exclusivamente. Por exemplo, a simples menção de uma banda pop na biografia de um político não pode ser considerada cobertura substantiva, mas um artigo num jornal sobre um festival pop onde, entre outros, se dedicam vários parágrafos a uma banda pop pode ser aceite como contribuindo para a relevância dessa banda, e logo, para a sua aptidão enciclopédica. Do mesmo modo, a menção do nome de uma pessoa num directório ou numa lista não é suficiente para que esta seja considerada relevante para ter um artigo na Wikipédia.

"fontes secundárias de confiança" significa que as fontes utilizadas devem ser editorialmente íntegras e honestas de forma a permitir que sejam cumpridas as políticas de fontes fiáveis, verificabilidade e nada de pesquisa inédita. As fontes poderão incluir material publicado em todas os tipos de suporte (papel, tv, rádio, internet, etc.), e a existência de um grande número de fontes secundárias referindo o tema do artigo é um bom indicador de relevância.

"independente" significa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com