TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de técnica e tática Basquetebol

Ensaio: O conceito de técnica e tática Basquetebol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Ensaio  •  237 Palavras (1 Páginas)  •  235 Visualizações

Com base nas leituras propostas, responda às questões a seguir:

1) Qual é o conceito de técnica e tática?

A técnica pode ser resumida no aprendizado e desenvolvimento dos fundamentos básicos da modalidade. Utiliza as capacidades físicas e habilidades motoras do atleta, para o desenvolvimento do jogo.

A tática pode ser resumida na utilização de recursos para definir situações durante uma partida. Utiliza dos sistemas defensivos e ofensivos em diversas variações para tornar o jogo mais objetivo e eficaz.

2) Qual é a sua visão sobre os princípios técnicos e táticos no Basquetebol?

Analiso que tanto os princípios técnicos e táticos estão interligados e seu desenvolvimento é de suma importância. A forma de aplicação da técnica e consequentemente da tática do esporte, fará com que ele seja praticado de forma mais eficaz, fazendo assim com que os objetivos sejam alcançados, sejam eles no ímpeto da prática amadora ou competitiva. Difundir esses princípios, fará com que o aluno tenha um desenvolvimento pessoal, não só para a prática deste esporte, mas também para a prática dos demais esportes coletivos.

3) Qual devemos ensinar primeiro: técnicas ou táticas? Apresente suas justificativas.

Acredito que devemos iniciar com os princípios técnicos. Através da técnica mais apurada, o atleta tornará o esporte mais dinâmico e preciso. E como consequência, se fará importante o desenvolvimento das táticas de jogo, para que os objetivos possam ser alcançados.

Na minha opinião, a técnica é o princípio básico para desenvolvimento em qualquer esporte.

...