TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de unificação

Tese: O conceito de unificação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Tese  •  1.118 Palavras (5 Páginas)  •  564 Visualizações

Página 1 de 5

Unitização Conceito

A unitização consiste na união, ajuntamento, de mercadorias com tamanho, peso e formato distintos em cargas com volumes, ou unitários, a fim de racionalizar o uso do espaço disponível para armazenamento, transporte e movimentação, impactando sobremaneira os processos de embarque e desembarque de cargas, além de ampliar as margens de segurança.

Para se realizar a unitização classifica-se as cargas de acordo com a sua natureza. A carga pode ser a granel ou geral e quanto à forma de transporte é divida em granel, individual ou agrupada.

Carga a Granel (Bulk): É carga líquida ou seca embarcada diretamente e transportada sem acondicionamento (embalagem), não apresentando marca de identificação e sem contagem de unidades. Por exemplo: farelos e grãos.

Carga Geral (General): É a carga embarcada e transportada por meio de embalagens de transportes ou unitizadas, sendo feito a contagem de unidades e tendo marca de identificação.

Individual (Breakbulk): Inclui os volumes acondicionados sob dimensões e formas diversas. O embarque ocorre de maneira convencional, aumentando o tempo na manipulação, carregamento e descarregamento. Por exemplo, sacarias, fardos, caixas de papelão e madeira, engradados, veículos, máquinas, etc.

Agrupada (Unitizada): É o agrupamento da carga, seja a granel ou geral, em uma unidade adequada, constituindo materiais arranjados e acondicionados de modo a possibilitar a movimentação e armazenagem por meios mecanizados como uma única unidade. Por exemplo, cargas containerizadas.

As cargas unitizadas possuem, normalmente, grande volume, peso e proporções, desde que compatíveis com os equipamentos de movimentação disponíveis.

Tipos de Cargas Unitizadas:

• Cargas Conteitizada

• Cargas Paletizada

• Cargas Auto- Utilizada ( cintas )

• Cargas Pré- Lingada ( tubos)

Cargas Conteitizada: Consiste na alocação de cargas em um receptáculo em forma de baú chamado contêiner, que proporciona maior segurança e facilidade de manuseio e transporte. Devido a sua característica intermodal, ou seja, sua capacidade de fácil e ágil transferência entre várias embarcações (terrestre, marítima ou aérea), sem prejuízo da carga, proporcionada por sua padronização a nível mundial, a conteinerização á a unitização de carga mais largamente utilizada no transporte internacional.

Cargas Paletizada: São utilizados engradados de madeira como suportes de cargas que ficam atadas a estes, os quais, possuem vãos em sua parte inferior de modo a permitir o encaixe dos garfos das empilhadeiras, gerando, desta forma, uma otimização do manuseio da carga.

Cargas Pré- Lingada ( tubos): A carga é condicionada em redes especiais de nylon ou corda, de forma a proporcionar fácil manuseio por guindastes, permitindo o aumento da velocidade de carregamento e descarregamento.

Classificação Universal das Cargas

Afim que se tenha uma uniformidade no transporte de cargas entre diferentes países, houve a necessidade de uma classificação das cargas de forma universal.

Devido à necessidade de um manejo diferenciado há uma classificação especial das cargas em frigoríficas e perigosas.

Carga Frigorificada: É a carga que necessita ser refrigerada ou congelada para conservar as qualidades essenciais do produto durante o transporte.Por exemplo: frutas e carnes.

Carga Perigosa: Aquela que pode provocar acidentes em virtude de sua natureza, gerando danos às demais cargas, meios de transportes ou colocando em risco as pessoas que manipulam essa carga. Dividida nas seguintes classes: explosivos, gases, líquidos inflamáveis, sólidos inflamáveis e semelhantes, substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos, substâncias tóxicas (venenosas) e substâncias infectantes, materiais radioativos, corrosivos e variedades de substâncias perigosas diversas.

Os principais equipamentos de unitização são o pallet e o container. Apresentando características diferentes quanto ao modal de transporte para o qual será usado.

Pallet

Pallet é uma unidade que, na sua forma, assemelha-se a um estrado. Principalmente construído de madeira, podendo também ser de alumínio, aço, plástico, fibra, polipropileno. Também, pode ser descartável, ou seja, construído para ser utilizado em apenas uma viagem, denominado one way, ou para uso constante.

Quanto a seu formato, o pallet pode ser quadrado ou retangular. Quanto às faces, para acomodação das cargas, pode ser simples, duplo, ou ainda ser reversível. O simples possibilita a utilização de apenas a face que possui para o acomodamento. O pallet duplo tem uma face para receber a carga e a outra para dar suporte. Já o reversível, ambas as faces desempenham qualquer uma das funções das faces.

Poderão, ser utilizadas cantoneiras, de diversos materiais, para proteger a mercadoria paletizada, sendo colocadas nos quatro cantos da pilha montada sobre o pallet.

O pallet deverá ter uma altura livre entre as duas faces, para possibilitar a entrada dos garfos dos equipamentos mecânicos de movimentação (paleteiras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com