TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de valor

Tese: O conceito de valor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Tese  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 3 passo 1

Conceito de valor

O valor de um ativo, tal como um ação ordinária ou um título, e influenciado por três fatores principais: fluxo de caixa de um ativo, taxa de crescimento do fluxo de caixa e risco ou incerteza do fluxo de caixa.

Um aumento no montante do fluxo de caixa tende a aumentar o preço de um ativo. Inversamente, se o fluxo de caixa torna-se mais incerto, o preço declina.

Essas relações são fundamentais para avaliação de um ativo. Dessa maneira, a responsabilidades de um diretor financeiro é aumentar o fluxo de caixa tanto quanto possível, com controle de risco.

O fluxo de Caixa de uma ação ordinária ou ação preferencial é mensurado pelos seus dividendos anuais e pelas alterações nas cotações de seus preços. O fluxo de caixa de um título, que é uma obrigação de divida ao longo prazo, emitido por um tomador de empréstimos, é uma quantia de juros recebida pelo detentor do título em um ano acrescido da alteração do seu preço. Já que os lucros aumentam o preço de um ativo e o risco reduz, todas as três condições seguintes são desejáveis para um crescimento continuo no valor de qualquer

ativo.

1. O ativo deve produzir fluxo de caixa continuamente;

2. O fluxo de caixa deve ter uma taxa de crescimento positiva (isto é, o fluxo de caixa deve crescer com o passar do tempo);

3. O risco deve ser controlado.

Dos três fatores, o Cálculo do risco é a tarefa mais difícil. Em consequência, o estudo do risco na avaliação de um ativo deve receber mais atenção quando a economia se torna mais incerta. Nos capítulos 3 e 4, foi explicado que a taxa de desconto reflete o risco ou a incerteza da renda futura. Para encontrar o preço corrente de um ativo, então, os fluxos de caixa futuro devem ser descontados e trazidos ao valor de um presente a uma taxa adequada que reflita cada aspecto do risco. Portanto, o preço de um ativo e igual o valor presente de seus fluxos de caixa futuro.

Preço de um ativo = valor presente de seus fluxos de caixa futuros.

A fim de obter o valor presente nos fluxos de caixa futuros (retornos), devemos somar uma serie de rendas e depreciação liquidas, calculada para diversos anos futuro. Esses fluxos de caixa são, então, ao risco para determinar seu valor presente.

Neste capitulo, será mostrado que o valor das ações ordinárias, das ações preferencias e dos títulos pode ser calculado descontando-se ou calculando-se o valor presente dos retornos futuros que tais títulos possam vir a gerar.

Avaliação de títulos

Como afirmado anteriormente, o valor de um ativo e igual ao valor presente de seus fluxos de caixa futuros. Essa regra pode ser aplicada a qualquer ativo financeiro, inclusive os títulos. O governo norte-americano, regularmente, toma empréstimo do mercado, emitindo títulos governamentais para cobrir se déficit público. As corporações emitem títulos passa captar recursos necessários à expansão de suas operações. Dessa maneira, o governo e as corporações que tomam empréstimos comprometem-se a pagar uma certa quantia de juros anuais semestrais ou trimestrais, em dinheiro, as portadores desses título. A quantia de juros a ser recebida é a taxa de Cupom, estabelecida em cada certificado do título. Outra informação encontrada no certificado do título inclui a data de vencimento, o valor de face é o número de vezes que o juro é pago a cada ano. A data de vencimento é a data em que o emissor deve pagar o investidor o valor de face do título, liquidando, assim, o débito valor de face de um título e o valor do título na data de seu vencimento. Quando esses estão disponíveis, o valor do título pode ser facilmente determinado.

Como determinar o valor de um título:

1. Calcular o valor presente dos pagamentos de juros;

2. Calcular o valor presente do valor da face;

3. Somar os dois valores presentes.

Observe que ambos os valores, o de face e o de juros, devem ser descontados pela taxa de mercado (a taxa pela qual títulos similares são descontados).

...

Baixar como  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »