TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O curso de Graduação em Direito

Seminário: O curso de Graduação em Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  Seminário  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 2

DIREITO

O curso de Graduação em Direito ministrado pela Faculdade de Direito - DIR e foi reconhecido pelo Decreto Nº 3.772/39 - D.O.U de 11/03/1939.

O Ministério da Educação (MEC) considerou o curso de Direito da UERJ o melhor do Estado do Rio de Janeiro, devido aos bons resultados no Exame Nacional de Cursos de 1996 à 2003 o popular Provão e no ENADE em 2006. É o único curso de Direito do Estado do Rio de Janeiro que obteve em todos os exames o tríplice A, ou seja, no desempenho dos alunos, na titulação e na carga horária dos professores. O ótimo desempenho dos alunos deve-se ao currículo do curso e outras atividades, como o Escritório Modelo, o Laboratório Jurídico e a Residência Jurídica. A Faculdade procura também empenhar-se em formar docentes e pesquisadores qualificados. Mestrado e doutorado, no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, são oferecidos em seis áreas: Direito da Cidade, Direito Civil, Direito Público, Direito Penal, Direito Processual e Direito Internacional e Integração Econômica.

No Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE - em que o Curso de Direito foi examinado apenas em 2006, os resultados disponíveis na página do INEP para o curso da UERJ são:

OBJETIVO DO CURSO

Dotar o profissional do direito de sólida formação Jurídica e humanista, preparando-o para as diversas carreiras da área Jurídica, bem como para o exercício de funções públicas.

DURAÇÃO E TURNO

A duração do curso é de no mínimo 10 (dez) e no máximo 15 (quinze) períodos, divididos em dois turnos: manhã/tarde e tarde/noite.

ESTRUTURA DO CURSO

Estruturado na forma de créditos.

DISCIPLINAS

O aluno deve cursar obrigatoriamente disciplinas de História do Direito, Introdução ao Estudo do Direito, Economia Política, Direito e Pensamento Político, Sociologia Jurídica, Filosofia do Direito, Métodos e Técnicas de Pesquisa Jurídica, Direito Civil, Constitucional, Penal, do Trabalho, Comercial, Administrativo, Teoria Geral do Processo, Medicina Legal, Processual Civil, Processual Penal, Processual do Trabalho, Prática Forense Civil, Penal e Trabalhista, Financeiro, Internacional Público, Internacional Privado, entre outras. Além disso, o aluno deverá cursar no mínimo 10 disciplinas eletivas, participar de estágio profissional com 360 horas, apresentar e defender monografia para a conclusão do curso e cumprir 240 horas de atividades complementares, definidas em regulamento próprio. A carga horária total do curso é de 4500 horas.

PERFIL DO ESTUDANTE

O estudante que pretende seguir esta carreira deve ter interesse pelas Ciências Humanas e Sociais, conhecimento de língua estrangeira, domínio da linguagem oral e escrita e capacidade de interpretação e persuasão.

RELAÇÃO CANDIDATO / VAGA

Veja relação canditado/vaga.

MERCADO DE TRABALHO

O profissional de Direito pode trabalhar em escritórios, empresas industriais e comerciais que usam os serviços de advocacia ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com