TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELAÇÃO ENTRE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO COM O CURSO DE DIREITO

Artigo: A RELAÇÃO ENTRE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO COM O CURSO DE DIREITO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  854 Visualizações

Página 1 de 4

A RELAÇÃO ENTRE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO COM O CURSO DE DIREITO

Bom, vejo no dia a dia que a Língua Portuguesa é bem castigada pela população brasileira como um todo, não só a classe baixa (a desfavorecida como dizem), mais também os altos renomados presenciamos suas pronúncias e grafias, mais o que eu quero abordar é a relação do curso de direito e seus Doutores, segundo uma abordagem feita pela renomada professora Lúcia Maria no texto “saber escrever” diz que: “os Advogados de uma maneira geral, não sabem escrever, ou, pelo menos não o sabem como o correto e eficaz desenvolvimento da profissão o exige”. O porquê disso? A inúmera respostas, pode ser o despreparo das instituições públicas e ou privada, a falta de querer aprender, de fato são várias, mais o que importa que a profissão nos leva a principalmente escrever a pronunciar bem se não tiver uma dedicação adequada será impossível ser um bom “advogado”. Sendo assim o que fazer desde logo? Simples “LER”.

Nesse mesmo texto diz que: ”Todos os grandes escritores proclamam a necessidade de ler e ler bem. A leitura é a base da arte de escrever”. –Diz o autor Antoine Albalat em sua obra “L’art de Écripe”. -

Certamente entendemos que mediante a muito trabalho e interesse, saber escrever e ler corretamente é de fato indispensável na advocacia, o advogado com sua leitura e produção de textos impecáveis com clareza se sentirá seguro em desenvolver suas razões, de expressar suas ideias, sugestionando o juiz e convencendo-o, muitas das vezes, isso graças à clareza do seu estilo e a coesão das suas palavras.

Conclua-se que a palavra escrita bem deduzida e sem seus defeitos que tornam difíceis, senão impossível, ao juiz e do leitor em geral em entender o que está escrito e sendo abordado, a língua portuguesa para um advogado, em especial, é indiscutivelmente indispensável em ser bem executada.

Abaixo trago uma entrevista com a Dra. Giulianna Louise Christofoli:

O papel da língua portuguesa na carreira do advogado

Assim que nascemos, já temos o nosso primeiro contato com a língua portuguesa. Entramos na escola e o Português nos acompanha desde o primeiro dia de aula até a formatura. Alguns se apaixonam por ele; muitos, não querem nem sua amizade. Ocorre que, aqueles que no passado não deixaram o Português entrar nas suas vidas, hoje se arrependem e perdem muito por isso.

Sabemos que a língua portuguesa é meio fundamental de comunicação. Necessitamos dela o tempo inteiro. Falar, todos nós sabemos. Agora, falar corretamente...

Sem perceber, as pessoas que não têm intimidade com o Português, perdem muitas oportunidades na vida. Não só na vida profissional, mas na vida social e pessoal. Até quando vamos querer esconder a ideia de que saber falar corretamente é e sempre será essencial? Se aceitássemos essa ideia e buscássemos uma amizade com a língua portuguesa, veríamos que as nossas chances na vida seriam bem maiores.

Hoje em dia, a pessoa que sabe falar bem se destaca. E se passa como diferente, num país em que falar e escrever bem deveria ser comum.

Pois bem, agora que sabemos o quão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com