TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O homem faz a sociedade ou a sociedade faz o homem?

Por:   •  30/4/2015  •  Resenha  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 2

Cap. II

Sociedade , Educação e Vida moral



O homem faz a sociedade ou a sociedade  faz o homem?

Umas das primeiras preocupações da sociologia como disciplina, foi se a personalidade ou o caráter do ser humano é  moldada pela sociedade, ou se o homem faz a sociedade, pelo texto de Rodrigues encima dos sociólogos clássicos todas duas  questões estão corretas, pois aparte das sociedades antigas foram implantadas valores conceitos nos  indivíduos atuais e uma pequena amostra que  a sociedade faz o homem e o homem faz sociedade.

Durkheim 1858-1917
Influenciado pela ciência no séc. XX e principalmente pela biologia, era  preocupado com a delimitação clara do objeto é do método da sociologia, em uma obra visualizar a existência do reino social  que propositalmente chamava de reino moral, que para ele  é  constituído pelas “idéias” ou pelos “ideais” coletivos.
Para ele  a sociologia o estudo dos fatos sociais que classifica como coisas, mas não objetos material, mas como objetos de conhecimento que não e detectada de imediato, que para detectar e necessária o uso da ciência. Em sua sociologia as representações podem ser individuais ou coletivas, em sua concepção o homem tem dois dele dentro de si, um que e referente a pessoa em  sua  vida como individuo e outra referente a um ser social, cheio de conceitos e valores implantados pela sociedade.
A sociedade pensa, sente, e tem desejos, e não pode ser estudada em um individuo apenas, pois ela esta fragmentada , e  cada individuo compõe uma pequena parcela dela.
Existem muitos conceitos implantados como não arrotar, como não matar, são conceitos que variam de lugar para lugar, e cada individua e criado a rédea desses conceitos que devem ser obedecidos fazendo a vontade da sociedade, e isso se integra na formação da educação da criança.  
Solidariedade Mecânica na teoria de Dukheim  é quando tem pouca divisão de trabalho, e as pessoas precisam umas das outras para sobreviverem, enquanto no mundo capitalista é diferente pois á uma grande divisão de trabalho  e a uma solidariedade por diferenças e não por semelhança uma é muito distinta da outra.
Dukheim conceitua educação como socialização, e no processo de educação deve ser implantado os conceitos e valores nos filhos, nem muito a frente do seu tempo nem muito antigo, para que a criança possa se interagir com o seu meio, e não viver no seu individualismo.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (28.8 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com