TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Ambiental e Atividades Físicas de Aventura na Natureza

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 4

Educação Ambiental e Atividades Físicas de Aventura na Natureza

Palavras Chave: Educação ambiental, Qualidade de vida, Práticas Esportivas.

Resumo: Os esportes de aventura caracterizam-se como um conjunto de práticas recreativas que surgiram nos países desenvolvidos na década de 1970, mas que só obtiveram desenvolvimento e consolidação na década de 1990. A classificação destes esportes deu-se através dos três grandes meios físicos: a terra, o ar e a água. Desde quando as pessoas começaram a migrar do espaço rural para o urbano, tem ocorrido um afastamento do ser humano da natureza.  Atualmente, existem inúmeros aspectos, tais como poluição, a violência das cidades, sedentarismo e má alimentação, stress e abalos negativos em nível psicológico, entre outros, os quais são capazes de propiciar uma desestruturação dos níveis qualitativos da existência do ser humano.

Desenvolvimento

 A qualidade de vida é um fator almejado pela maioria da população, onde se tem um interesse das pessoas em praticar atividades físicas e adotar hábitos saudáveis como uma alternativa para conquistar melhoras na saúde e à vida como um todo. As atividades físicas e esportivas na natureza surgiram através da necessidade de aproximar o ser humano do meio natural, contemplando as belezas naturais e buscar fugir da pressão do dia a dia, já que, infelizmente, estamos em uma sociedade altamente competitiva e com grande stress no trabalho. Por isso vale salientar que a participação efetiva em atividades físicas e esportivas na natureza, também ligadas ao âmbito do lazer, o qual, por algumas de suas características é a  liberdade, o prazer, a ludicidade, acaba  tornando-se um elemento importante para retornar a alegria do viver e do aumenta da autoestima.

As AFANS englobam uma variedade de atividades, como o arvorismo, escalada, tirolesa, rapel, rafting, paraquedismo, entre outros. Durante a realização destas atividades, deve-se ter consciência sobre a preservação do espaço ambiental onde será praticado as atividades, do planeta em geral e sobre tudo da sobrevivência da própria espécie humana. Por meio das AFANS proporcionam para as pessoas ou praticantes assíduos, a conscientização e a sensibilização com o meio da natureza, onde acabam lidando com as dificuldades e seus próprios medos e acabam os superando. Desenvolvem habilidades motoras, capacidades físicas, o coletivo, o pessoal, a cooperação, a criatividade, o respeito um com o outro, o cognitivo e o físico, contemplando a autoestima e a soluções dos problemas, além de obter hábitos saudáveis.

Paiva e França (2007) afirmam que praticar as AFAN é um meio de trabalhar a Educação Ambiental. Os mesmos afirmam que, a Educação Ambiental e a Educação Física, representam importantes instrumentos para desenvolver a consciência ambiental, possibilitando a relação ser humano-meio ambiente e suas reflexões, havendo a necessidade de buscar opções que viabilizem estas práticas.

As AFANS apresentam as mesmas características positivas da prática desportiva, como os benefícios para a saúde, a capacidade de promover a socialização e a consciência comunitária, além de oferecer a sensação de prazer, caracteriza-se por serem praticados em espaços naturais permeados pelas noções de aventura, risco calculado, adrenalina, prazer. Não se pode negar que o contato com a natureza, através das práticas de aventura, apresenta um viés positivo e outro negativo. Por um lado, pode, por exemplo, aumentar a consciência ecológica dos envolvidos com a prática esportiva, pode inibir a ação predatória em seus locais de prática e contribuir para a melhoria da qualidade de vida. No entanto, quando não planejadas, essas mesmas práticas esportivas podem interferir negativamente nos fatores ambientais, podendo ocasionar danos aos ambientes onde são praticados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (88.2 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com