TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Ambiental e Atividades Físicas de Aventura na Natureza

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  800 Palavras (4 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 4

Educação Ambiental e Atividades Físicas de Aventura na Natureza

Palavras Chave: Educação ambiental, Qualidade de vida, Práticas Esportivas.

Resumo: Os esportes de aventura caracterizam-se como um conjunto de práticas recreativas que surgiram nos países desenvolvidos na década de 1970, mas que só obtiveram desenvolvimento e consolidação na década de 1990. A classificação destes esportes deu-se através dos três grandes meios físicos: a terra, o ar e a água. Desde quando as pessoas começaram a migrar do espaço rural para o urbano, tem ocorrido um afastamento do ser humano da natureza. Atualmente, existem inúmeros aspectos, tais como poluição, a violência das cidades, sedentarismo e má alimentação, stress e abalos negativos em nível psicológico, entre outros, os quais são capazes de propiciar uma desestruturação dos níveis qualitativos da existência do ser humano.

Desenvolvimento

A qualidade de vida é um fator almejado pela maioria da população, onde se tem um interesse das pessoas em praticar atividades físicas e adotar hábitos saudáveis como uma alternativa para conquistar melhoras na saúde e à vida como um todo. As atividades físicas e esportivas na natureza surgiram através da necessidade de aproximar o ser humano do meio natural, contemplando as belezas naturais e buscar fugir da pressão do dia a dia, já que, infelizmente, estamos em uma sociedade altamente competitiva e com grande stress no trabalho. Por isso vale salientar que a participação efetiva em atividades físicas e esportivas na natureza, também ligadas ao âmbito do lazer, o qual, por algumas de suas características é a liberdade, o prazer, a ludicidade, acaba tornando-se um elemento importante para retornar a alegria do viver e do aumenta da autoestima.

As AFANS englobam uma variedade de atividades, como o arvorismo, escalada, tirolesa, rapel, rafting, paraquedismo, entre outros. Durante a realização destas atividades, deve-se ter consciência sobre a preservação do espaço ambiental onde será praticado as atividades, do planeta em geral e sobre tudo da sobrevivência da própria espécie humana. Por meio das AFANS proporcionam para as pessoas ou praticantes assíduos, a conscientização e a sensibilização com o meio da natureza, onde acabam lidando com as dificuldades e seus próprios medos e acabam os superando. Desenvolvem habilidades motoras, capacidades físicas, o coletivo, o pessoal, a cooperação, a criatividade, o respeito um com o outro, o cognitivo e o físico, contemplando a autoestima e a soluções dos problemas, além de obter hábitos saudáveis.

Paiva e França (2007) afirmam que praticar as AFAN é um meio de trabalhar a Educação Ambiental. Os mesmos afirmam que, a Educação Ambiental e a Educação Física, representam importantes instrumentos para desenvolver a consciência ambiental, possibilitando a relação ser humano-meio ambiente e suas reflexões, havendo a necessidade de buscar opções que viabilizem estas práticas.

As AFANS apresentam as mesmas características positivas da prática desportiva, como os benefícios para a saúde, a capacidade de promover a socialização e a consciência comunitária, além de oferecer a sensação de prazer, caracteriza-se por serem praticados em espaços naturais permeados pelas noções de aventura, risco calculado, adrenalina, prazer. Não se pode negar que o contato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com