TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O mercado de trabalho do Assistente Social

Pesquisas Acadêmicas: O mercado de trabalho do Assistente Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.139 Palavras (5 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Este trabalho tem o objetivo de esclarecer as dimensões do Serviço Social, apresentar o perfil que o assistente social possui na atualidade. Hoje, o assistente social modifica a sua forma de atuação profissional, levando em consideração a demanda que lhe é colocada e a necessidade de responder às exigências e às contradições da sociedade capitalista.

O mercado de trabalho do Assistente Social

Como é uma profissão generalista de caráter sociopolítico, nosso trabalho é essencialmente socioeducativo, em que trabalhamos numa perspectiva de garantir os direitos assegurados na Constituição. Ou seja, o assistente social é o profissional capacitado para intervir e mediar situações geradas pela relação Capital X Trabalho. Se a nossa função está atrelada à relação Capital x Trabalho, estamos sempre lidando com indivíduos em situação de vulnerabilidade social. É, portanto, de suma importância nossa representação junto a essa população carente de recursos socioeconômicos. "Você tem que garantir o direito daquele cidadão”, ressaltando a necessidade de um ‘'cuidado especial'’, já que o assistente lida com pessoas.

Atualmente muitos profissionais veem o trabalho cotidiano como um grandeobstáculo que lhes impede a um exercício profissional comprometido com o projeto ético político.

No entanto cabe ao Assistente Social, sem a pretensão de uma postura messiânica, racionalizar esse fazer burocrático e pontual, vislumbrando alternativas de ação coletivas para o cotidiano da instituição onde se insere.

O serviço social na educação contribuíra para a aproximação entre pais e responsáveis no ambiente escolar, bem como proporcionou uma reflexão sobre a importância da permanência de crianças e adolescentes nas escolas, o papel do Estado no âmbito educacional, à importância da aproximação da comunidade com a escola, a conscientização de que a escola pertence à comunidade.

Refletimos sobre o trabalho interdisciplinar no campo da Saúde que através da articulação entre diferentes saberes na prática cotidiana dos profissionais pode contribuir para um melhor entendimento do processo saúde e adoecimento. Destacamos a importância da documentação no cotidiano do trabalho do Assistente Social como possibilidade de sistematização de informações que permitirão a avaliação das ações desenvolvidas e consequente melhora nos serviços prestados a população.

Termo que se origina do grego e, significa “amor à humanidade”. Filantropia significa ajudar ao próximo e tornar sua vida de alguma forma melhor, essa “ajuda” acontece através de Organizações Não-Governamentais, as ONG’s. Atualmente as pessoas costumam relacionar de maneira incorreta o termo a ações de responsabilidades social das empresas, porém a filantropia acontece no Terceiro Setor, onde o Governo não atua. Ações filantrópicas são realizadas geralmente em hospitais, escolas e principalmente em igrejas. A filantropia é sempre confundida com assistência social, porém a filantropia se dá de várias formas e sem escolha de pessoas, e o único propósito é ajudar momentaneamente as pessoas, já a assistência se dá de forma mais ampla, e continuada.

Segundo o Cress-Conselho Regional de Serviço Social – 3ª Região:

“Assistencialismo é o contraponto do direito, da proteção social ou seguridade social. É um acesso a um bem através de uma doação. Com o assistencialismo não há a garantia de cidadania, pois o acesso a condições plenas e dignas de vida dos cidadãos é conseguido através de favor, à espera da boa vontade de interesse de alguém.”.

O assistencialismo não altera a realidade social do indivíduo, é uma ajuda momentânea e de primeira necessidade, ao contrário da assistência social, que visa primeiramente a garantia de direitos dos cidadãos.

Os Assistentes Sociais atuam nas políticas públicas: saúde, educação, previdência social e em toda esfera do trabalho, visando a garantia total de direitos. Podem atuar na justiça, nas Varas de Infância e Juventude, nas instituições do sistema penal e de medidas socioeducativas. Assistentes Sociais podem trabalhar tanto no serviço público, quanto no setor privado. Até mesmo universidades contratam Assistente Social, este trabalha no setor de concessão de bolsas, fazendo triagem e classificação de candidatos.

A profissão de Assistente Social pode trabalhar em qualquer um dos setores econômicos, no Primeiro Setor: Saúde; Assistência social; Previdência; Educação; Habitação; Crianças e adolescentes; Idosos; Pessoas com deficiência; Gestão social de políticas públicas; Jurídico-social. No Segundo Setor: Recursos humanos; Gerenciamento participativo; Planejamento estratégico; Relações interpessoais; Qualidade de vida do trabalhador; Treinamentos organizacionais; Elaboração ou implementação de projetos; Programas de prevenção de riscos sociais. E ainda no Terceiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com