TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O objetivo do ensino de matemática

Tese: O objetivo do ensino de matemática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2014  •  Tese  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 4

O objetivo do ensino da matemática é permitir a construção de cidadãos autônomos e capazes de fazer sua própria elaboração.

A aprendizagem da matemática se realiza através de aulas expositivas, memorização, repetição, e muitos exercícios de fixação. Lembrando que os livros didáticos são recursos essenciais no aprender matemática.

Muitos professores ignoram os jogos pedagógicos, uma vez que, através de jogos as aulas se tornam mais participativas, dialogadas, criativas e inovadoras.

O ensino da matemática deve formar pessoas pensantes e autônomas, pois a construção do conhecimento só acontecerá se o professor inserir sua dinâmica pessoal e articular as dificuldades do cotidiano.

No entanto, é muito importante uma reflexão profunda da experiência pessoal para se trabalhar a construção do conhecimento dos alunos.

“ A formação é um aspecto essencial para evitar a mesmice, a repetição e o saber cristalizado ao longo dos tempos e que a pesquisa é um instrumento fundamental, pois evita a repetição e traz novos olhares a partir da realidade investigada.” (PEREIRA, 2000)

A aprendizagem de um repertório básico de cálculos não se dá pela simples memorização de fatos de uma operação, mas pela realização de um trabalho que envolve a construção, a organização e, como consequência, a memorização compreensiva desses fatos.

O trabalho com cálculo mental habilita para uma maneira de construção do conhecimento que, favorece uma melhor relação do aluno com a matemática. O trabalho com cálculo pensado deve ser acompanhado de um aumento progressivo de cálculo automático.

A matemática deve ser vista como uma matéria simples e objetiva e não aterrorizante, como faz a maioria dos professores de matemática, pois, este instrumento é de valia em todo momento da ciência humana, quer seja de saúde, de tecnologia, ou de ciências sociais.

Os transtornos de aprendizagem compreendem uma inabilidade específica, como leitura, escrita ou matemática, em indivíduos que apresentam resultados significativamente abaixo do esperado para o seu nível de desenvolvimento, escolaridade e capacidade intelectual.

O transtorno da matemática acontece na forma com que a criança associa habilidades com o mundo que a cerca.

A maioria das crianças que apresentam transtornos, necessitam de intervenção psicopedagógica. Na qual, cabe ao profissional que acompanha a criança/adolescente manter um vínculo com a escola a fim de estabelecer uma maior aprendizagem, através da inter-relação dos aspectos exigidos pela escola e do que a criança é capaz de oferecer para suprir tais necessidades.

A brincadeira e o jogo constituem-se uma necessidade humana e, interferem no desenvolvimento da imaginação, da representação simbólica, da cognição, dos sentimentos, do prazer, das relações, da convivência, da criatividade, do movimento e da auto-imagem dos indivíduos.(KISHIMOTO, 2000) Muitos professores acham que é mais importante aprender a ler e escrever do que brincar.

Vygostky afirma que a brincadeira simbólica e o jogo formam uma zona de desenvolvimento proximal que pode se constituir o ponto de partida para aprendizagens formais. Já o Piaget, relata que por meio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com