TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTITUTO UNIFICADO DE ENSINO SUPERIOR OBJETIVO

Por:   •  25/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.676 Palavras (7 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 7

INSTITUTO UNIFICADO DE ENSINO SUPERIOR OBJETIVO

DIREITO

ALINE SOUSA

AMBROSIANE DE SOUSA LEITE

ÍTALO VARGAS VASCONCELOS

THAINÁ DE PAULA SILVEIRA

FATORES DE PRODUÇÃO

GOIÂNIA

2015

RESUMO

Fatores de produção é um conceito da literatura econômica, cujo objetivo de estudo busca possibilidades geradoras de bens de consumo úteis às sociedades, dentro de uma perspectiva de escassez de recursos produtivos. Isto é - como alocar recursos produtivos limitados, de forma a atender ao máximo às necessidades ilimitadas da coletividade.

SUMÁRIO

1.Introdução…………………………………..….…4

2.Recursos naturais (terra)………………....….5-6

3.Mão de obra (trabalho)…..……………….…..7-8

4.Capital……………………………………....….9-10

5.Tecnologia………………………………..….11-12

6. Capacidade empresarial………………….13-14

7.Conclusão…………………………………….…15

8.Referências…………….……………………..…16

1 introdução

Os fatores produtivos ou recursos produtivos possuem características limitadas. Já as necessidades humanas são de características ilimitadas. Portanto, é  da escassez dos recursos ou fatores de produção, associada às necessidades ilimitadas do homem, que surgem os problemas econômicos fundamentais.

Para  a maioria dos economistas existem três grandes fatores de produção na sociedade, os recursos naturais (terra), a mão de obra (trabalho) e o Capital, sendo a Tecnologia e a CapacIdade Empresarial introduzidas recentemente.

Uma distinção geralmente efetuada entre fatores de produção é quanto à sua flexibilidade å curto prazo. Quando é possível variar a quantidade do fator de produção å curto prazo, é dada a esse fator a designação de fator de produção variável. Pelo contrário, quando não é possível variar a quantidade do fator de produção å curto prazo, mas apenas å longo prazo, é-lhe dada a designação de fator de produção fixo. Numa empresa, os fatores de produção com maior facilidade de alteração são as matérias-primas e o fator trabalho e o mais difícil o fator capital.

2 Recursos Naturais (terra)

Podem ser considerados recursos naturais todos aqueles que vierem da natureza e puderem ser incorporados em atividades econômicas. Os recursos naturais podem variar em quantidade e qualidade para cada país e também podem ser mensurados pela extração deles (por exemplo o petróleo que em países mais tecnológicos é extraído de forma mais rápida, barata e eficiente).

Frequentemente os recursos naturais são classificados em renováveis e não-renováveis, levando em conta o tempo necessário para a sua reposição. Os recursos renováveis são aqueles que se podem renovar ou serem recuperados, com ou sem interferência humana, como as florestas, a luz solar, o vento e a água. Os animais podem também ser considerados como recursos naturais. Já os recursos não-renováveis incluem substâncias que não podem ser recuperadas num curto período de tempo, como por exemplo, o petróleo e minérios em geral (o carvão, o ferro ou o ouro).

Além disso, os recursos naturais podem ser classificados de mais duas outras formas, sendo elas os recursos energéticos e os recursos não-energéticos.

Os recursos energéticos, são aqueles que têm capacidade para produzir energia, como o carvão e o petróleo. A água pode ser considerada um recurso energético quando é utilizada para produzir energia, nas barragens, por exemplo. A maioria dos minerais são recursos não energéticos, com exceção do volfrâmio, o urânio e o plutônio por se tratarem de substâncias radioativas e usadas para a geração de energia. Há situações nas quais um recurso renovável passa a ser não-renovável. Essa condição ocorre quando a taxa de utilização supera a máxima capacidade de sustentação e renovação do sistema.

3 Mão de obra (trabalho)

Trabalho é toda a atividade física ou intelectual desempenhada pelo ser humano que tem como objetivo a produção de bens e serviços de modo a satisfazer necessidades, podendo ser dividido em dois tipos, o trabalho simples e o complexo.

O trabalho simples é quando não é necessária a existência de uma qualificação específica. Já o trabalho complexo é quando exige um conjunto de qualificações próprias que podem ser obtidas através da formação ou de experiência profissional

Além disso, o trabalho pode ser também manual ou intelectual, sendo no primeiro predominante o esforço fisico e no segundo o esforço mental.

A mão de obra considerada como fator de produção restringe-se somente a População Economicamente Ativa (PEA) pois é ela que tem a capacidade de transformar a matéria prima (recursos naturais) em produtos acabados.

O termo mão de obra tradicionalmente designa o trabalho manual empregado diretamente na produção industrial. Para efeito de apuração de custos, distingue-se a mão de obra direta (o trabalho diretamente empregado na fabricação de um bem ou serviço), e a mão de obra indireta (o trabalho realizado em atividades frequentemente indivisíveis, de supervisão ou apoio à produção, tais como a manutenção de máquinas e equipamentos, limpeza ou vigilância). O custo da mão de obra designa a parcela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (59.4 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com