TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Papel Da Filosofia Na Sociedade

Exames: Papel Da Filosofia Na Sociedade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/12/2013  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  1.044 Visualizações

Página 1 de 2

As ciências humanas apresentam, segundo muitos teóricos, uma série de dificuldades em seu estatuto de cientificidade. Desenvolva um comentário sobre esse tema, mostrando entre outras coisas as objeções feitas a essas ciências.

Mais do que uma mera expressão conceitual das mais variadas visões de mundo, a Filosofia vai além de seu caráter ideológico, trazendo também verdades fundamentais às relações dos homens com os outros homens e com o universo. Portanto, estas verdades devem encontrar-se na própria base das ciências humanas e notadamente de seus métodos.

O cientificismo busca a verdade absoluta do objeto de pesquisa, mantendo-o livre de qualquer influência do mundo, nenhum julgamento intuitivo e que não seja embasado em pesquisas e testes visando à veracidade.

Desenvolva um comentário mostrando os problemas relacionados ao uso do conhecimento científico nos dias atuais conforme trabalhado em sala.

O conhecimento científico surgiu da necessidade do ser humano em saber como as coisas funcionam, ao invés de apenas aceitá-las passivamente. Com este tipo de conhecimento o homem começou a entender o porquê de vários fenômenos naturais e, deste modo, vir a intervir cada vez mais nos acontecimento ao nosso redor. Se bem usado, tal conhecimento é muito útil para humanidade, porém, incorretamente pode vir a gerar enormes catástrofes para o ser humano e a sociedade em que se encontra. A descoberta da cura de uma moléstia que assola uma cidade inteira salvando várias pessoas da morte, por exemplo, é um dos incontáveis benefícios da ciência, porém, destruir esta mesma cidade em um piscar de olhos com uma arma de destruição em massa criada com este mesmo conhecimento, é um fato que pode ocorrer a qualquer momento. Ou seja, o conhecimento científico é essencial para nossa sociedade, mas, mais importante que isto, é o equilíbrio e a cautela que devem ser tomados pelos cientistas. Visando sempre ser éticos e almejando o bem comum a todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com