TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel da educação na sociedade

Artigo: O papel da educação na sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  Artigo  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 2

mansnabsakdnisbdnsaEssa é uma pergunta bastante comum entre aqueles que estudam a Educação, mas que não tem uma resposta bastante simples do ponto de vista teórico, todavia essa resposta é a busca da quase perfeição em educação.

A Educação reproduz a sociedade, uma vez que essa sociedade se serve da Educação. Ao se servir da Educação como uma ferramenta, a sociedade coloca seus valores, suas crenças, suas virtudes e seus demônios no bojo da Educação doando a ela suas características mais íntimas.

Na verdade, quando falamos em Educação, logo lembramos da Escola como centro formador e educador. Mas isso não é verdade, pois não é apenas da escola o papel de educar já que, se assim o fosse, teríamos uma sociedade bastante normalizada em princípios, valores e conceitos e isso seria terrível. Ainda bem que a família, a igreja e a mídia igualmente são responsáveis pela Educação e elas desempenham papéis de suma importância nessa doação de características, valores e princípios, justamente o que produz a interdependência entre os indivíduos.

A família, unidade primeira de formação do indivíduo, é responsável por doar ao indivíduo características e valores que esse carregará até o final de seus dias. O mesmo ocorre com a igreja, que educa o. É da escola que se cobra providências quando o assunto é Educação.

Assim, a escola trabalha nos anseios e desejos da sociedade, incorpora esses desejos e anseios, modifica-se e prepara o indivíduo conforme a sociedade deseja. Todavia, apesar da Educação ser reflexo da sociedade, não podemos deixar de dizer que a Educação transforma essa sociedade, mas transforma somente até o limite de tolerância da sociedade.

a educação como transformação demonstra que e possivel compreender a educação dentro da sociedade

caknsb

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com