TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel da escola na inclusão de estudantes surdos em educação regular

Trabalho acadêmico: O papel da escola na inclusão de estudantes surdos em educação regular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  Trabalho acadêmico  •  861 Palavras (4 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNESI

CURSO SUPERIOR DE PEDAGOGIA

7º SEMESTRE

PROJETO DE PESQUISA

Gildaria de Jesus Santos / RA 342249

Kézya de Moura Silva / RA 343672

Lusandra Dias Gois / RA 244855

Marcela de Jesus Gomes Arruda / RA 334960

O PAPEL DA ESCOLAPARA A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO REGULAR

Projeto apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera

UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso II. Sob orientação da professora e tutora Priscila Ruiz Carapiá.

Feira de Santana / BA

2014

TEMA

O papel da Escola para a inclusão de alunos surdos no ensino regular

JUSTIFICATIVA

A inclusão dos alunos considerados com Necessidades Educativas Especiais (NEE) envolve transformações em nível da organização da escola, em especial os alunos surdos. Sendo uma questão de direitos, a inclusão de alunos surdos transpassa vários requisitos que se detém com o dever, a obrigação, ética e valores. E assim ela não pode ser vista apenas como obrigação, mas em termos de uma educação inclusiva.

Ao inserir o aluno surdo na sala de aula, pretende-se envolver as ações no processo de ensino e aprendizagem, incorporando mudanças em relação às práticas pedagógicas para que o aluno alcance o nível de aprendizagem favorável. Dessa forma, cabe a escola proporcionar um acolhimento e atendimento positivo aos alunos surdos, visto que os profissionais de educação devem ter “condições de auxiliar a escola, a comunidade escolar e o corpo docente com seus conhecimentos para que caminhem em direção à efetivação da inclusão” (SCHENEIDER, 2006, p. 201).

PROBLEMA

Em que medida a escola tem promovidoà inclusão dos alunos surdos no ensino regular?

OBJETIVO GERAL

Refletir sobre as atribuições da Escola regular quanto aos recursos humanos, físicos e materiais no processo de inclusão de alunos surdos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Instigar a reflexão sobre a inclusão de surdos na rede regular de ensino;

Compreender a importância da participação do intérprete no processo de construção de conhecimento;

Analisara relevância dosespaços físicos da escola, assim como a sala de recursos no processo de aprendizagem.

METODOLOGIA

A trajetória da educação e inclusão do aluno surdo vem causando diversas discussões em torno do processo de escolarização. Nesse sentido, as discussões indicam para determinados questionamentos: A escola regular está preparada dentro das perspectivas de inclusão para surdos? De que maneira a escola pode contribuir para o desenvolvimento e aprendizagem do aluno surdo?

É em razão destes questionamentos que transpassam a educação de pessoas surdas e sua inclusão, que o presente trabalho objetiva focalizar a temática do papel da escola regular para a inclusão de alunos surdos.

Mediante a essa temática temos a seguinte pergunta investigativa: Em que medida a escola tem promovido à inclusão dos alunos surdos no ensino regular?

Com esse questionamento de estudo adotamos por uma abordagem metodológica qualitativa, que nos propicia como nos diz Lüdke e André (1986, p. 12) que: “O ‘significado’ que as pessoas dão às coisas e à sua vida são focos de atenção especial pelo pesquisador. Nesses estudos há sempre uma tentativa de capturar a perspectiva dos participantes”.

De acordo com essa afirmação, podemos dizer que o pesquisador se preocupa em retratar a complexidade de uma situação singular. Nessa abordagem podemosargumentar a temática em questão e mediante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com