TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologias para o ensino de estudantes surdos

Por:   •  6/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  731 Visualizações

Página 1 de 2

Metodologias para o ensino de estudantes surdos

Por: Noelma de Oliveira Santos

Interagindo com estudantes surdos e observando as metodologias utilizadas no Espaço do Saber – Escola especializada para estudantes deficientes, localizada na Região Metropolitana de Salvador-BA, verificamos que ametodologia apropriada para a criançasurdanoprocesso de aprendizagem é a criação de um ambiente bilíngue.

O bilinguismo considera o surdo, comoumapessoa uma língua materna, denominada língua de sinais e considerada como segunda língua, a língua oficial do país. Nestaabordagem o surdo édiferente do ouvinte e podee deve ser respeitadona sua especificidadede adquirir conhecimentose interagir com o mundo por língua própria. Língua de Sinais.

O ambiente bilíngue deve ser organizado por profissionais com formaçãona área da surdez, contratado pelos municípios, estados, distrito federalegoverno federal, cada um dentro de sua esfera de atuação, para atender os estudantes surdos matriculados nas escolas do país.

Neste sentido, a metodologia Bilíngue possibilita ao surdo o desenvolvimento de sua identidade e suacultura no contato com seus colegas também surdos ecom os professores bilíngues, evitando que ele tente seguir o modelo doouvinte, como afirma Goldfeld, (1997, p. 138),“O surdo não precisaalmejar uma vida semelhante ao ouvinte, podendo assumir a sua surdez”.


Destesprofissionais que atuarãonas unidades escolares espera-seque sejautilizada a Língua de Sinais e da Língua Portuguesa – LIBRAS nos processos de ensino aprendizagem destas crianças surdase, desta forma, estas crianças possam construirconhecimentos dos diferentes conteúdos curriculares trabalhados em sala de aula pelos professores.

Segundo Skliar (2006, p. 72),ao fazer uso da língua de sinais o indivíduo terá

um elemento mediador entre o surdo e o meio social em que vive.Por intermédio dela, os surdos demonstram suas capacidades de interpretação do mundo desenvolvendo estruturas mentais em níveis mais elaborados.

Ao utilizar esta metodologia os professores devem, na elaboração da sequencia didática de cada conteúdo, priorizar autilização derecursos visuais, pois estessão importantes e fundamentas para a compreensão da Língua Portuguesa e buscar estratégias de ensino que possibilitema exploração contextual dos conteúdos que estão sendo em estudos pela classe. Todo o processode planejamento das aulas deve ser feito com a participação do profissionalbilíngue para que ele estejapreparado metodologicamente para atender aos estudantessurdos nas aulas programadas.

O sistema de avaliação e registro do desenvolvimento dosestudantes surdosdeve ser elaboradopelos professores de base comumem parceria como profissional que acompanha bilíngue, para que seja analisado e verificado se os objetivos foram traçados no planejamento foram alcançados e se há necessidades de (re)planejamento das ações pedagógicas voltadas para estes estudantes.

Referências

GOLDFELD, Marcia. A criança surda:linguagem e cognição numa perspectiva sociointeracionista. 2ª ed. São Paulo: Plexus, 1997.

SKLIAR, Carlos (org.). Educação & exclusão: abordagens sócio-antropológicas em educação especial. 5. ed. Porto Alegre: Mediação, 2006.

Candeias/BA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (131.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com