TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel da ética na gestão do trabalho do dia-a-dia

Projeto de pesquisa: O papel da ética na gestão do trabalho do dia-a-dia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.562 Palavras (7 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 7

Índice

1. Ética 3

2. O papel de ética no cotidiano do profissional de administração 3

3. Moral 3

4. Pratica Moral na sociedade 4

4. A Ética dentro da empresa 4

4. Cartilha - Código de ética 5

5. Referências 7

Ética

A ética é uma disciplina filosófica que estuda o comportamento dos seres humanos e seus valores morais ao longo de várias fases da vida, a partir do qual é gerado um conjunto de normas de condutas que visam manter a convivência pacífica dentro de uma sociedade.

Os padrões tidos como éticos sofrem modificações com o passar dos anos, como no caso do trabalho escravo, que era considerado algo absolutamente normal e aceitável. Esses padrões podem variar também de acordo com o país ou grupo do qual alguém participa, se uma pessoa está em seu ambiente de trabalho não seria considerado ético que ingerisse bebida alcóolica, porém se está um bar com colegas, não haveria problema algum, desde que não ficasse alcoolizado e começasse a ter atitudes consideradas antiéticas com seus colegas como, por exemplo, contar coisas íntimas e particulares de alguém, dessa forma podemos notar que a ética está presente em todas as áreas, seja ela no ambiente de trabalho, escolar, meio ambiente, sempre visando o bem-estar de todos.

O papel de ética no cotidiano do profissional de administração

O papel da ética no cotidiano do profissional de administração é fazer com que o trabalho seja executado com honestidade e da melhor forma possível, trazendo benefícios para todos, sejam eles funcionários, colegas de trabalho, superiores, clientes ou fornecedores.

Um código de ética dentro de uma organização trará diretrizes com relação a negociações, hierarquia, como deve ser o tratamentos entre subordinados e superiores, independente do nível de amizade ou antipatia, com relação a críticas e fofocas que ocorrem no dia-dia e também de como o trabalho deve ser executado, para que haja eficiência e eficácia nas tarefas solicitadas.

Moral

É um conjunto de valores que são determinados de acordo com a cultura de cada povo, onde é estabelecido o que é certo ou errado, justo ou injusto, proibido ou permitido, e tem como ponto principal o respeito ao ser humano e as praticas de boa convivência.

Prática moral na sociedade

É o padrão de comportamento que uma sociedade adota de forma a agir corretamente, sem prejudicar o seu próximo, buscando sempre o bem comum.

Moral e Ética, diferenças e semelhanças

A moral incorpora as regras que temos de seguir para vivermos em sociedade, regras estas determinadas pela própria sociedade. Quem segue as regras é uma pessoa moral; quem as desobedece, uma pessoa imoral.

A ética, por sua vez, é a parte da filosofia que estuda a moral, isto é, que reflete sobre as regras morais. A reflexão ética pode inclusive contestar as regras morais vigentes, entendendo-as, por exemplo, como ultrapassadas. É possível verificar que o objetivo de ambas é a busca pelo bom relacionamento na sociedade.

Um exemplo famoso é o de Rosa Parks, a costureira negra que, em 1955, na cidade de Montgomery, no Alabama, nos Estados Unidos, desobedeceu à regra existente de que a maioria dos lugares dos ônibus era reservada para pessoas brancas. Já com certa idade, farta daquela humilhação moralmente oficial, Rosa se recusou a levantar para um branco sentar. O motorista chamou a polícia, que prendeu a mulher e a multou em dez dólares. O acontecimento provocou um movimento nacional de boicote aos ônibus e foi a gota d’água de que precisava o jovem pastor Martin Luther King para liderar a luta pela igualdade dos direitos civis. No ponto de vista dos brancos racistas, Rosa foi imoral, e eles estavam certos quanto a isso. Na verdade, a regra moral vigente é que estava errada, a moral é que era estúpida. A partir da sua reflexão ética a respeito, Rosa pôde deliberada e publicamente desobedecer àquela regra moral.

A Ética dentro da empresa

Os valores dentro da empresa são definidos de acordo com a cultura organizacional, visão e missão estabelecidas, possuem princípios como qualidade, respeito, mudança, inovação e a felicidade das pessoas. O O conceito filosófico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com