TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vygotsky E O Papel Das Interações Sociais Na Sala De Aula: Reconhecer E Desvendar O Mundo.

Casos: Vygotsky E O Papel Das Interações Sociais Na Sala De Aula: Reconhecer E Desvendar O Mundo.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  1.039 Palavras (5 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo do texto:

VYGOSTKY e o papel das interações sociais na sala de aula: reconhecer e desvendar o mundo.

O assunto abordado pelo autor é de grande importância para o desenvolvimento integral do ser educando. A interação é primordial para que a aprendizagem aconteça e o agente intermediador desta ação se torna responsável pelo seu resultado.

O objetivo principal é o nosso dever, como educadores, de fazer de nossos alunos pessoas críticas e capazes de agir sob a realidade atual do mundo. Torná-los cidadãos que possam formar suas próprias opiniões e de, ao se comunicar com os demais, seja capaz de defender se ponto de vista, do mesmo modo que deve respeitar os alheios.

É preciso que se ofereçam oportunidades para o desenvolvimento deste aluno com a sua relação com o mundo.

O texto traz à tona as mudanças que ocorreram na ideia da função da Escola e cita ainda a burocracia nas redes públicas e os regimes militares motivando a pressão aos professores para com os resultados de ensino obtidos pelos seus alunos. Foi assim que a formação do professor se tornou um assunto de destaque na sociedade atual.

Em um mundo cada vez mais tecnológico, onde a necessidade de se comunicar e onde as informações surgem tão depressa, se faz cada vez mais necessária, parece que ainda não se sabe como capacitar os professores e prepará-los corretamente para a tarefa de educar.

A tecnologia que hoje domina todas as áreas, só veio para acrescentar coisas novas vida de todos. Porém, parece contraditório saber que, com tantos recursos digitais que poderiam enriquecer o processo de aprendizagem, grande parte de alunos e até professores do nosso país ainda não têm acesso se quer a um computador.

Essa realidade nos faz pensar que a Educação no Brasil pode ser prejudicada quando pensamos que estamos proporcionando para que nosso alunos sigam em frente e tenham progresso em sua vida escolar.

As práticas sociointeracionistas nos mostram novos caminhos para a Educação.

A concepção de que nos constituímos humanos a partir das relações que estabelecemos com os outros se confirma quando percebemos que desde o primeiro momento de vida já estamos nos tornando dependentes da interação com o mundo ao nosso redor. E assim será durante toda vida. Nossas histórias serão escritas com a ajuda da história de outras pessoas.

A nossa transformação de crianças para adultos traz aspectos pessoais que foram construídos através das relações que tivemos no passar dos anos. Considerando o poder de escolha de cada um. crescemos e formamos nossas opiniões de acordo com o que vivenciamos.

Para Vygotsky a criança aprende e vai se modificando. É necessário que se crie possibilidades para que o sujeito se torne capaz de agir sob a realidade em que vive, utilizando a linguagem como ferramenta de ação.

A linguagem, como instrumento simbólico, torna-se uma oportunidade de conhecer as relações sociais as quais o sujeito participa.

A comunicação na interação de crianças com pessoas mais experientes se dá de forma que os mais experientes estimulem os pequenos na aprimoração de sua fala e também de seus significados. Isso tudo é abordado essencialmente por Vygotsky.

O conceito de internalizar propõe que, através da interação, a criança consegue agir na resolução de problemas, por exemplo.

O autor do texto cita a Zona de Desenvolvimento Proximal que mostra o quão importante e desafiador é o nosso trabalho como educadores. Para Vygotsky a interação é entre os sujeitos que o conhecimento é construído e, após, deve ser compartilhado com o grupo social.

A interação em sala de aula é indispensável. Esse deve ser um lugar, acima de tudo, democrático, onde todos possam exercer seus respectivos papéis de maneira correta e buscando o objetivo do conhecimento.

O professor como um mediador das informações e como um sujeito que está li não apenas para ensinar, mas também para aprender.

A escola

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com