TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel principal do gerente financeiro

Seminário: O papel principal do gerente financeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  Seminário  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 2

A principal função do administrador financeiro refere-se ao percurso que o dinheiro faz em sua empresa, desde a entrada, saído e reseva do mesmo.

Para obter êxito é necessário conhecer bem a administração financeira, o ciclo operacional da empresa e o custo de capital ao financiamento deste ciclo.

1. Administração de Caixa: O despreparo dos empresários vem sendo o maior responsável por muitos fechamentos de empresas, pois alem de não terem conhecimento administrativo financeiro, contratam pessoas sem nenhuma qualificação para desempenhar essa atividade de suma importância. O fluxo de caixa nos trás uma resposta de quantos podemos usar em investimento dentro de uma empresa, alem de mostrar as despesas (aqueles dinheiros gastos sem nenhum retorno), para organizar e ter o lucro desejado.

1.1 Estabelecendo os controles: Independentemente do tamanho da empresa o fluxo de caixa deve ser aplicado e de forma conjunta com outros departamentos, se tratando de venda de produto ou serviço os responsáveis pela efetivação, tem que se ter controle das condições e dos recebimentos a serem feitos. Já o pessoal de produção e contabilidade de custo são os responsáveis por definir os gastos. Todos os envolvidos devem se preocupar em baixar os custos e despesas excessivas, assim como, o desperdiço. Esse controle deve ser feito diariamente através de relatórios e deve também manter uma boa comunicação entre todos os setores. O controle de dados iniciasse nesse momento, dessa forma:

• Movimento Financeiro: São registradas de forma que se pode comparar as informações de entradas e saídas. (Quais são entradas, saídas, receitas e despesas com suas respectivas datas e que forma ocorrem – Diárias, mensais ou semanais.)

• Controle do Pessoal: Funcionários efetivo, temporário e estagiários com seus respectivos encargos;

• Controle de Estoque: Entrada e saída, data de compra, lugar de armazenagem e controle de validade.

2. Montagem do fluxo de caixa

O primeiro passo é dividir em pelo menos três saídas de dinheiro em pelo menos três fatores: fornecedores, despesas (como: Administrativas, correios, telefone e interente) e outras saídas (como: amortização de empréstimos, pagamento de tributos e investimentos).

Do outro lado ficam as entradas, que costumam vir principalmente do que a empresa recebe das vendas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com