TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO GERENTE ORGANIZAÇÃO

Projeto de pesquisa: O PAPEL DO GERENTE ORGANIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  Projeto de pesquisa  •  3.692 Palavras (15 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 15

Passo 1

1 INTRODUÇÃO

Do ponto de vista das tecnologias de gestão observa-se que nos últimos anos os modelos de organização têm procurado atender às demandas inerentes ao ambiente competitivo em que as empresas estão inseridas. Neste caso está presente neste modelo, um discurso de adequação as exigências do ambiente competitivo, atendendo a um mercado que requer variabilidade de produtos, que por sua vez, requer flexibilidade de recursos e Tecnologias de Gestão que atendam a estas dinâmicas do contexto organizacional.

1.1 IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA

Nova onda logística e distribuidora de bebidas LTDA

Empresa Nova onda é uma empresa de médio porte que esta localizada em Luziânia-GO, atua na comercialização de bebidas da marca Brasil Kirin, seu departamento comercial é formada por uma equipe de profissionais que se divide em analista, gerente de vendas, supervisores de vendas, Vendedor externo e Promotores de vendas e seu departamento de distribuição é formado por, Gerente de distribuição, Conferente, motorista, entregador e auxiliar de entregas.

O departamento comercial determina as metas a serem alcançadas mensalmente e diariamente pela equipe, os supervisores coordena essas metas e os vendedores visitam diariamente vários pontos de vendas, clientes que já estão cadastrados na empresa com o objetivo de alcançar suas metas. As vendas realizada no dia é passada para o departamento de distribuição, que vara a entrega no primeiro dia útil concorrentes e outros, garantindo o melhor desempenho nas vendas e na satisfação dos clientes seguintes, os Promotores visitam os principais pontos de vendas com a missão de promover os produtos, visando a conquista de espaço na loja, preços, merchandising, pesquisa de ações das concorrentes e outros, garantindo o melhor desempenho nas vendas.

A Empresa Nova onda foi escolhida pela equipe para essa pesquisa por ser uma empresa que cumpre com suas obrigações , garantindo sempre a satisfação dos clientes.

PASSO 2

MUDANÇA ORGANIZACIONAL

Mudança Organizacional implica em uma reorganização do pessoal interno visando melhorar a eficiência do processo de produção, essa reorganização pode ocorrer em qualquer segmento da empresa, porém costuma atingir as linhas de autoridade, aumentando ou diminuindo a responsabilidade de seus membros e os readequando de modo que possam se tornar mais produtivos. Tendo em vista que essa mudança é sucedida de certa perturbação, a empresa, antes de implantá-la deve certificar-se de que está em boa situação econômica, bem consolidada e não precisando operar com força total.

QUEBRAS DE PARADIGMAS

A quebra de paradigmas está presente no contexto atual como forma de orientar aqueles que precisam de limites e padrões pré-estabelecidos. Os executivos veem a substituição de paradigmas com grande importância, como uma das formas de evitar a falência das empresas. A quebra de paradigmas surgiu com a gestão da qualidade total, com a necessidade de uma revisão na administração das organizações de forma discreta e em longo prazo rompendo modelos burocráticos e centralizadores, requerendo tecnologias de gestão bastante recentes obtendo-se assim renovação constante.

As empresas hoje precisam ser flexíveis, mais focadas, de alta performance, mas de baixo custo e de longo prazo. Estas contradições são na verdade a quebra de paradigmas da organização centralizadora e opressiva. Hoje, a concorrência é acirrada, o consumo, é cada vez maior e as empresas precisam tirar o maior proveito possível de suas vantagens competitivas, sempre inovando, sempre aprendendo.

O paradigma possui aspectos bons e ruins, os gestores devem encontrar o equilíbrio entre os processos para que a mudança ocorra. Existe, porém um paradoxo quando o autor diz que “muitas vezes o fracasso é resultado das melhores práticas de gestão”. Onde estará o erro, se melhores práticas de gestão significam 100% de boa gestão, bem como dos acertos, e responsabilidade com seus colaboradores? A se ver diante de uma decisão tecnológica, as empresas mais antigas não sabem como reagir. Sua resposta a novas ideias, muitas vezes, é dizer que não funcionam.

PASSO 3

1.1 PAPÉIS DO GESTOR ORGANIZACIONAL

O gestor organizacional terá que adotar um modelo orientado por princípios e valores expressos na missão e que reflitam a cultura da empresa para administrá-la rumo ao objetivo. Deve ainda ser capaz de planejar estrategicamente, alocar recursos humanos, materiais e naturais, que viabilize o alcance dos objetivos traçados pela organização e materializados na visão. O gestor organizacional deve desenvolver habilidades para compreender as mais diversas situações, tanto as que envolvam o ambiente interno quanto as do ambiente externo para lidar com paradoxos da economia em escala global, mesmo que suas ações estejam concentradas apenas e tão somente no mercado nacional.

O gestor moderno deve tomar a decisão de assumir responsabilidades para com o meio ambiente, que poderá eventualmente sofrer com as atividades produtivas da organização e também participar de ações que promovam o bem estar social.

1.2 ENTREVISTA COM UM GESTOR DA EMPRESA

Segundo Daniel Pereira Carvalho a Gerência Organizacional é uma função que requer uma imensa responsabilidade, um planejamento sério e bem fundamentado, visão de futuro e muito conhecimento, enfim, é um cargo que define quais rumos a empresa irá tomar.

ETAPA 2

GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL

A Gestão de Qualidade Total, foi desenvolvida baseada nos trabalhos dos autores, Crosby, Deming, Feigenbaum, Ishikawa e Juran. Difundiu-se como o sistema de gestão mais conhecido e utilizado na industria. Ele é focado nas necessidades dos clientes, além de tornar a qualidade prioridade nas empresas, torna-a um processo de melhoria contínua, envolvendo todas as áreas das organizações.

TERCEIRIZAÇÃO

A empresa terceirizada investigada, além de serviços de manutenção, reparo e instalação, realizados desde sua criação.

TERCEIRIZAÇÃO A CURTO PRAZO

O principal serviço com potencial para a terceirização total e imediata é a Logística visando melhorar a distribuição dos produtos em tempo hábil nos diferentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com