TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O plano de Negócios

Por:   •  10/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 3

O plano de Negócios.

Empreendedores são pessoas que atuam para transformar sonhos e projetos em realidade. Graças a eles, muitos inventos, serviços e produtos fazem parte do nosso dia-a-dia, tornando-o mais confortável e seguro. Empreendedores buscam e encontram oportunidades. São recompensados não apenas pelo dinheiro que ganham, mas também pela satisfação de ver que suas iniciativas, sua criatividade e seus esforços frutificaram. O empreendedorismo é um atributo de pessoas que beneficiam a si mesmas e à sociedade.

Muitas pessoas e empresas enfrentam problemas porque falta dinheiro para concluir a implantação do negócio ou para suprir as necessidades posteriores. Falta capital inicial ou capital de giro. Isso pode comprometer a continuidade do negócio. Empréstimos e financiamentos podem impulsionar um negócio, mas devem ser avaliados com cuidado. Não devem ser vistos como tábua de salvação para os problemas financeiros da empresa. São apenas instrumentos auxiliares e temporários. Negócios e empreendimentos, para virar realidade, exigem dinheiro. Seja para montar as instalações, comprar estoques, desenvolver projetos, fazer os registros necessários, adquirir equipamentos, móveis ou veículos, ou qualquer coisa necessária para dar a partida no negócio. Quanto melhor organizados forem os registros e controles do empreendimento, melhores serão as chances de sucesso e continuidade do negócio. E lembre-se de que a administração das contas – a pagar e a receber – faz parte do dia-a-dia de todo administrador.

O Plano de Negócios é um importante instrumento de gestão para auxiliar empreendedores a manter o foco e o controle do negócio, aumentando, assim, as chances de sucesso. É um documento sem formato ou conteúdo definidos, para uso dos dirigentes do empreendimento, ainda que seja uma única pessoa. Nele devem ser registradas informações, diretrizes e conceitos que o empreendedor considere relevantes para o seu negócio. Como exemplos do conteúdo para o Plano de Negócios podemos apontar: a descrição do negócio; os riscos a serem acompanhados e minimizados; as oportunidades a serem exploradas; o público-alvo e o perfil dos clientes a serem atingidos; informações sobre a concorrência; idéias e projetos a serem desenvolvidos; o planejamento financeiro e outras informações que possam ser úteis para o negócio. Ao elaborar o Plano de Negócios, apesar de ser um documento interno, é recomendável que seja preparado pensando também em como apresentar o negócio para terceiros, sejam eles potenciais sócios, instituições financeiras, possíveis clientes ou fornecedores, ou a quem se queira fazer uma breve e ampla apresentação do empreendimento. Deve ser um documento simples, claro, contendo apenas informações essenciais. Precisa ser atualizado periodicamente, e a tendência é a cada revisão aprimorá-lo, tornando-o mais útil ao empreendedor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (64.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com