TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O processo de análise das demonstrações financeiras

Tese: O processo de análise das demonstrações financeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Tese  •  8.988 Palavras (36 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 36

1 INTRODUÇÃO

Com o advento da globalização e o crescimento cada vez mais rápido dos mercadosde capitais em diversos países do mundo influenciando empresas, investidores e empreendedores a entrar nesse novo mercado com grande potencial lucrativo, tem se criado a estrutura perfeita para o aumento das relações internacionais e o intercambio entre as grandes companhias de capital aberto.

Esses gigantes econômicos tem se estabelecido cada vez mais em outros países através de fusões, incorporações, aquisições de coligadas e abertura de novas subsidiárias ou, até mesmo, implantando um novo tipo de negócio envolvendo capital de terceiro ou estrangeiro. Por outro lado, as empresas e companhias nacionais tem tido acesso a esse mercado internacional por intermédio de tomada de financiamentos externos e emissão de títulos de suas ações em bolsas de valores espalhadas pelo mundo.

Dessa forma Schmidt, Santos e Fernandes (2010, p. 1-2) relatam que:Nos dias de hoje, os conceitos de economia, capitais, produtos e empresas nacionais, isoladamente, passam a ter menor relevância. O processo de globalização dos mercados trouxe à tona a necessidade de harmonização contábil em todo o mundo, pois os investidores, de forma geral, são atraídos para mercados que conhecem e nos quais confiam.

Diante dessas novas condições de mercado, surgem novos desafios para estudiosos, profissionais e usuários da contabilidade, bem como para as entidades responsáveis pela emissão de normas contábeis, que passam a desempenhar um importante papel no processo de harmonização das praticas contábeis.

No decorrer dessa grande evolução surge para contabilidade a necessidade de se adequar a esse novo cenário econômico, transpassando as barreiras impostas pela língua, moeda e principalmente as diferenças existentes entre as praticas contábeis exercidas em diversos países, de modo a viabilizar o entendimento das demonstrações contábeis entre os mercados, tornando uniformes as praticas contábeis.

Nesse sentido, o Brasil vem moldando sua contabilidade ano após ano, de forma a incorporar as normas brasileiras aos padrões internacionais, viabilizando uma maior transparência e interpretação das demonstrações contábeis para todos os seus usuários tanto internos, quanto externos: empresários, investidores, sócios, fornecedores etc.

Sendo assim, Montoto (2011) afirma que diante da internacionalização da contabilidade e as mudanças que estão ocorrendo nos setores contábeis, vê à necessidade de um estudo sobre as demonstrações financeiras e suas mudanças mais recentes, para analisar sua importância para as entidades e os usuários dessas demonstrações.

Desse modo, o presente trabalho priorizará a importância das demonstrações financeiras elaboradas pelas grandes companhias, visando entender seus conceitos, as finalidades, os seus usuários e as transformações ocorridas com a harmonização das normas brasileiras advindas através da lei Nº 11.638/2007 e como essas demonstrações influenciam na tomada de decisão das grandes organizações.

1 CONCLUSÃO

O processo de análise das demonstrações financeiras está atualmente vinculado ao mercado global, pois suas análises respondem e direcionam ao principal objetivo das grandes organizações, que consiste na capitação de recursos financeiros e a maximização de seus lucros.

A análise contábil é uma ferramenta que permite extrair informações relevantes das demonstrações financeiras, tais resultados possibilitam aos diversos usuários um diversificado conjunto de informações da situação tanto econômica quanto financeira da entidade, possibilitando uma tomada de decisão correta quanto aos investimentos, gerenciamentos, concessão de financiamentos e ate mesmo em transações comerciais.

O setor varejista brasileiro é um dos setores da economia que mais cresce devido sua alta capacidade de gerar lucros e sua diversidade de produtos e serviços, no qual se destaca a Empresa “X”, objeto deste trabalho. No qual foram propostos objetivos específicos e um geral para responder a problemática levantada para a realização deste trabalho, ou seja, verificar qual a importância da análise das demonstrações financeiras para avaliação econômica e financeira das sociedades anônimas brasileiras.

Quanto ao primeiro objetivo específico, foi respondido no item 2.2 deste trabalho, onde foi demonstrado os principais aspectos do processo de normatização contábil no Brasil, tendo por base legal os dispositivos inseridos nas Leis Nº 6.404/1976, Nº 11.638/2007 e Nº 11.941/2009 que em seus textos trazem informações quanto as analises, elaboração e evidenciação das demonstrações financeiras de acordo com os padrões internacionais.

Já o segundo objetivo específico, foi atendido em consonância com o primeiro objetivo no item 2.2.2.1, em que foi constado diversas mudanças no decorrer de uma década desde a elaboração da Lei das sociedades anônimas, mudanças significativas quanto a elaboração e reconhecimento de diversas contas que compõe as demonstrações financeiras. Mudanças estas que se focaram tanto na inclusão de uma nova demonstração contábil exigida pela legislação fiscal brasileira, quanto na extinção e adição de contas do ativo, passivo e patrimônio líquido do balanço patrimonial, devido as exigências dos padrões internacionais de contabilidade.

O terceiro objetivo especifico foi respondido no item 2.5.2 deste trabalho em que foi evidenciado através de pesquisa bibliográfica as principais técnicas de analises das demonstrações financeiras definidas por diversos autores especialistas quanto a essa questão. No qual tais técnicas foram utilizadas para elaboração do estudo de caso deste trabalho, para comprovação da importância dessas técnicas nas grandes corporações de capital aberto do país.

O quarto objetivo especifico levantado, foi respondido no decorrer de todo o capitulo 3 deste trabalho, em que foi realizado o estudo de caso sobre as duas principais demonstrações financeiras, o (BP) e a (DRE) no que tange os períodos findos de 2009, 2010 e 2011. Constatando dessa forma, a grande importância dessa técnica contábil para as empresas de modo geral, pois ficou evidenciado o leque de informação que ela produz, tanto de ordem econômica quanto financeira, que podem auxiliar os diversos usuários da contabilidade a tomar decisões eficazes e de forma consciente.

O objetivo geral deste trabalho foi respondido no decorrer dos objetivos específicos e no que tange os itens 3.2.3 e 3.2.4, que evidenciam a situação econômica e financeira da Empresa “X”, no qual demonstrou grande dependência de capital de terceiros para financiar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com