TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O processo de fabricação de vidro flutuante

Tese: O processo de fabricação de vidro flutuante. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  Tese  •  2.174 Palavras (9 Páginas)  •  616 Visualizações

Página 1 de 9

O processo de fabricação do vidro float é realizado em cinco etapas principais, divididas da seguinte forma:

Mistura da composição do vidro: As matérias-primas que compõem o vidro (areia, barrilha, dolomita, calcário e feldspato) são dosadas, pesadas e misturadas em uma quantidade pré-determinada chamada de batch. Após a mistura correta dos ingredientes, a composição é enviada ao forno de fusão.

Fusão: Dentro do forno, a composição é fundida a uma temperatura de 1600 graus Celsius. Esse processo é lento e determinado pelas correntes internas do tanque de fusão, que pode chegar a uma capacidade de até 3.000 toneladas. Após esta etapa, o vidro é refinado para que as bolhas de gases originadas do processo sejam eliminadas. Em seguida, a massa de vidro fundido é condicionada à temperatura e viscosidade correta para ser transformado.

Transformação: A massa de vidro fundido é despejada em uma piscina de estanho derretido, a uma temperatura de 650 graus Celsius. Devido à diferença de densidade dos dois materiais, o vidro flutua sobre o estanho feito óleo sobre a água e é por isso que o nome do processo é float (flutuar). A partir deste momento, o vidro é conduzido para fora do banho de estanho por máquinas especiais que determinam a largura da lâmina de vidro, onde a espessura da chapa será dada pela velocidade de extração do vidro de dentro dessa piscina de estanho.

Recozimento: A lâmina de vidro float é recozida dentro de um forno linear contínuo chamado de “annealing lehr” que resfria a chapa de vidro de forma controlada, permitindo que as tensões do material que acabou de passar do estado líquido para sólido sejam controladas, possibilitando assim, o corte do vidro.

Corte: A lâmina contínua de vidro recozido é inspecionada automaticamente por scanners de alta precisão, que poderão identificar defeitos pontuais, ópticos e dimensionais. Após esta etapa, o sistema computadorizado seleciona e dimensiona o corte, transformando a lâmina continua de vidro em chapas de dimensões exigidas pelo mercado. Estas chapas são empilhadas automaticamente por robôs, formando pilhas de lâminas de vidro float, prontas para serem enviadas ao cliente.

Site: http://vivixvidrosplanos.com.br/vitrine/vitrine/ver/17/o-passo-a-passo-da-fabricacao-do-vidro

Tipos de Vidro

Vidro Acidado: Vidros trabalhados a ácido oferecem diversas opções estéticas para arquitetos e decoradores.Combinam a leveza do vidro com a sutileza da translucidez, dando um toque de nobreza ao design de móveis e à decoração dos mais diversos ambientes.

Vidro Anti-reflexo: Existem dois tipos de vidro anti-reflexo: o proveniente do vidro impresso, produzido nacionalmente pela União Brasileira de Vidros e pela Saint-Gobain Glass e o importado, produzido pela Cebrace ou pela empresa alemã Schott.O anti-reflexo proveniente do vidro impresso não possui o mesmo grau de transparência do vidro float comumente utilizado em vitrines.O anti-reflexo importado, por sua vez, apresenta total transparência e pode ser aplicado em quadros e também em janelas e vitrines.Dotados de uma película invisível, aplicada no processo de fabricação do vidro atenua consideravelmente os reflexos de luz natural ou artificial.

Vidro Anti-riscos: O vidro anti-riscos foi uma novidade implantada no Brasil.O produto possui um revestimento especial aplicado durante o processo de fabricação do vidro que lhe confere resistência a riscos e arranhões 10 vezes mais que os comuns.

Vidro Antivandalismo: São projetados para frustar ataques rápidos-como, por exemplo, o lançamento de um tijolo, sem desprendimento de pedaços de vidro, enquanto se aguarda sua reposição.Evita-se dessa maneira o roubo, a deterioração dos objetos pelas intempéries e os fragmentos de vidros espalhados.

Vidro Aramado: O aramado foi o primeiro vidro de segurança a ser utilizado na construção civil e na decoração de ambientes. É um vidro impresso, translúcido, disponível em várias cores.Nele é incorporada uma rede metálica de malha quadrada. É considerado vidro de segurança, segundo as normas da Associação Brasileira de NormasTécnicas(ABNT).

Vidro Auto-limpante: Muitos projetos criativos têm limitado a utilização de vidros unicamente pela dificuldade de limpeza.Com certeza, vidro sujo desvaloriza a obra e mantê-la sempre limpa pode representar custo de manutenção extra.

Vidro Baixo-emissivo: Também conhecidos como vidros Low-E,apresentam uma metalização que permite diminuir fortemente as perdas térmicas através do vidro,principalmente Quando são incorporados em um vidro insulado (ou duplo).

Vidro Colorido: Além da aplicação artesanal de tintas especiais para vidros e do processo de serigrafia, existem três formas de produção industrial de vidro colorido: aplicação de aditivos na massa; deposição de camada refletiva; laminação de película plástica colorida.Os vidros impressos e float coloridos na massa distinguem-se dos incolores pelo fato de aditivos minerais serem incorporados em suas composições, conferindo-lhes de um lado coloração e, de outro, proporcionando-lhes o poder de barrar um mínimo de radiação solar.São produzidos nas cores fumê (cinza), bronze, verde e azul.

Vidro Craquelado: São vidros laminados compostos por uma lâmina interna de vidro temperado com duas lâminas externas de vidros comuns (float).No processo de produção do craquelado,o vidro temperado interno é quebrado e fragmenta-se,ficando aderido à película plástica e preso às lâminas externas.

Cubas de Vidro: Cubas de vidro estão sendo bastante utilizadas na decoração de lavabos e banheiros de alto padrão.A sofisticação e o requinte de gabinetes e pias que comportam esse item valorizam os ambientes nos quais são instalados.As cubas de vidro possuem origem entre designers italianos, devido a isso, os principais maquinários para sua produção são provenientes da Itália.

Vidro Curvo: Vidros podem ser curvados com várias inclinações ou moldados de diversas formas.Embora alguns acreditem tratar-se de uma técnica de beneficiamento inovadora e ainda não testada na prática, os vidros curvos estão muito mais próximos de nossa realidade.Um exemplo de vidros curvos que fazem parte do dia-a-dia das pessoas (sem que estas se dêem conta disso) são os pára-brisas dos automóveis.

Vidro Duplo: Vidro duplo é também denominado vidro insulado ou sanduíche de vidros.Na verdade trata-se de um sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com