TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que são vitaminas?

Tese: O que são vitaminas?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  Tese  •  1.025 Palavras (5 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 5

O que são vitaminas

As vitaminas são nutrientes importantes para o nosso organismo. São de extrema importância para o bom funcionamento do nosso organismo, principalmente, porque ajuda a evitar muitas doenças.

Elas não são produzidas pelo organismo e, portanto, devem ser adquiridas através da ingestão de alimentos (frutas, verduras, legumes, carnes etc.). A falta de vitaminas pode acarretar em diversas doenças (avitaminoses). Elas podem ser de dois tipos: hidrossolúveis (solúveis em água e absorvidas pelo intestino) e lipossolúveis (solúveis em gorduras e absorvidas pelo intestino com a ajuda dos sais biliares produzidos pelo fígado).

Vitaminas Fontes Doenças provocadas pela carência (avitaminoses) Funções no organismo

A Fígado de aves, animais e cenoura. Problemas de visão, secura da pele, diminuição de glóbulos vermelhos, formação de cálculos renais. Combates radicais livres, formação dos ossos, pele; funções da retina.

D Óleo de peixe, fígado, gema de ovos. Raquitismo e osteoporose

Regulação do cálcio do sangue e dos ossos

E Verduras, azeite e vegetais. Dificuldades visuais e alterações neurológicas Atua como agente antioxidante.

K Fígado e verduras de folhas verdes, abacate. Deficiência na coagulação do sangue, hemorragias. Atua na coagulação do sangue, previne osteoporose, ativa a osteocalcina (importante proteína dos ossos).

B1 Cereais, carnes, verduras, levedo de cerveja. Beribéri Atua no metabolismo energético dos açúcares

B2 Leites, carnes, verduras. Inflamações na língua, anemias, seborreia. Atua no metabolismo de enzimas, proteção no sistema nervoso.

B5 Fígado, cogumelos, milho, abacate, ovos, leite, vegetais. Fadigas, cãibras musculares. Metabolismo de proteínas, gorduras e açúcares.

B6 Carnes, frutas, verduras e cereais. Seborreia, anemia, distúrbios de crescimento. Crescimento, proteção celular, metabolismo de gorduras e proteínas, produção de hormônios.

B12 Fígado, carnes Anemia perniciosa Formação de hemácias e multiplicação celular

C Laranja, limão, abacaxi, kiwi, acerola, morango, brócolis, melão, manga. Escorbuto Atua no fortalecimento de sistema imunológico, combate radical livre e aumenta a absorção do ferro pelo intestino.

H Noz, amêndoa, castanha, lêvedo de cerveja, leite, gema de ovo, arroz integral. Eczemas, exaustão, dores musculares, dermatite. Metabolismo de gorduras,

M ou B9 Cogumelos, hortaliças verdes. Anemia megaloblástica, doenças do tubo neural. Metabolismo dos aminoácidos, formação das hemácias e tecidos nervosos.

PP ou B3 Ervilha, amendoim, fava, peixe, feijão, fígado. Insônia, dor de cabeça, dermatite, diarreia. Manutenção da pele, proteção do fígado, regula a taxa de colesterol no sangue.

As principais vitaminas e suas funções mais importantes e onde encontrar:

Vitamina A: Possui um papel muito importante na visão, no crescimento, desenvolvimento e manutenção da pele e na imunidade. Onde encontrar: alimentos de origem animal (fígado, ovo, leite, atum, queijo), vegetais folhosos verde-escuros, frutas amarelo-alaranjadas e vermelhas.

Vitamina D: É fundamental no metabolismo dos ossos, ajudando na prevenção de doenças como raquitismo, osteomalácia e osteoporose. Onde encontrar: óleo de fígado de peixe, manteiga, nata, gema de ovo e salmão.

Vitamina E: É uma vitamina com importante função antioxidante, com excelente característica de defesa contra efeitos nocivos dos radicais livres. Está relacionada à prevenção de condições associadas ao estresse oxidativo, como envelhecimento, câncer e doença cardiovascular. Onde encontrar: grãos integrais, amêndoas, óleo de milho, óleo de soja, nozes, gérmen de trigo.

Vitamina C: Diretamente ligada à formação de colágeno, manutenção e integridade das paredes capilares e à formação dos glóbulos vermelhos do sangue, além de atuar no metabolismo de alguns aminoácidos e vitaminas do complexo B e auxiliar na facilitação da absorção do ferro, na formação dos dentes e ossos e favorecimento da cicatrização de queimaduras. Age na primeira linha de defesa contra radicais livres, promovendo resistência a infecções através da atividade imunológica de algumas células de defesa e do processo de reação inflamatória. Onde encontrar: acerola, melão, brócolis, manga, kiwi, abacaxi, morango, limão, laranja e maracujá.

Vitamina K: Importante para uma boa coagulação sanguínea, estando presente na gordura dos alimentos especialmente de origem vegetal –

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com