TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é educação física

Tese: O que é educação física. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  Tese  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 4

O que é Educação Física

O livro nos inicia em tempos atuais com o professor Arthur Higgins executando série de contagens sequenciando,movimentos esses considerados como uma aula de ginástica antiga com caráter militarista da Educação Física da idade moderna.Esse considerado com calistenico que são exercícios executados em ordem unida militar para fortalecer a disciplina e a moral das pessoas, tudo isso fazia parte da época, pouco tempo depois os exercícios foram ganhando força e visto por médicos como uma forma de combater os males existentes patologias, vícios, sedentarismo.Mas quem auxiliaria nestes movimentos? Quem atuaria diretamente com essa função? É nesse momento onde o profissional de Educação Física ganha seu devido lugar na sociedade, com o propósito de resgatar hábitos do ser humano, estes há tempos esquecidos.

No segundo capitulo o autor nos traz a pré historia com o intuito de avaliarmos que o hábito do homem de praticar exercícios sempre existiu.Porém foi esquecido na pré historia, onde os homens usavam o corpo e toda a amplitude de movimentos como questão de sobrevivência, até porque nada nem mesmo a arte era definida.O único ato que os homens daquela época utilizavam como meios de atividades físicas, para eles a dança fornecia um sentimento de satisfação, pois ela os colocavam em transe devido a isso eles acreditavam atingir um nível de contato com os deuses.

Ainda neste capitulo ele continua a falar sobre civilizações antigas desnecessárias em parte de serem mencionadas, pois todas se unem no mesmo ponto. Olímpia a cidade grega dá inicio as atividades físicas a céu aberto, ela foi por muito tempo berço dos jogos olímpicos. Os gregos eram os que mais praticavam as atividades físicas eram associadas à guerra e uma forma de igualar mortais aos deuses. Os jogos passam por inúmeras transições tanto na época romana quanto na medieval e assim foram anulados por Teodósio imperador romano do inicio da idade media.

A era romana já estava perto do fim, com a chegada da idade media as praticas desportivas diminuíram e se tornaram restritas a nobreza que a usou com uma série de jogos estes usados ao deleite dos reis. Depois de eras e tempos os jogos modernos retornam com seu caráter já no inicio da idade moderna trazidos de volta por Pierre de Fred conhecido pelo titulo de o barão de Coubertan aficionado por esportes ele traz os jogos a modernidade com uma parte do caráter grego em relação aos esportes.

O livro retorna com os surgimentos de tendências higienista voltadas com o intuito de trazer a Educação Física ao topo. Foram eles a ginástica mostrando a pratica natural de movimentos do corpo só que feitas com movimento sequenciado.Outra pedagógica com aulas e movimentos ao ar livre, e a ultima medica que inicia a teoria higienista mãe da Educação Física moderna. Como vimos o capitulo dois é extenso e mostra afinco o início da arte física tendo que ser resumido em sua maior parte para não deixar a leitura cansativa.

Já no capitulo três nosso autor nos traz de volta ao Brasil com o fim de nos mostrar como a arte acompanhou o tempo em nosso país, ela se deu nos tempos modernos em nosso país em meados do século 19 com o principio da eugenia que era má vista, pois trazia rusticidade e praticas de exercícios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com