TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é sociologia?

Por:   •  24/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 4

Oque é sociologia?

Vivemos atualmente num dos séculos mais preocupantes da história da humanidade, mas cheios de expectativas para o futuro. Por causa da humanidade, mergulhamos este mundo em um caos tão grande que pode mudar tudo o que conhecemos, claro que para pior. Mas ainda temos a possibilidade de mudar essa realidade para algo melhor. A sociologia se preocupa em saber como era o mundo antes, agora, e como será ele no futuro das próximas gerações. A sociologia implica em tornar estranho a maioria daquelas coisas que chamávamos de “familiar” ou normal, e nos mostrar que coisas pequenas, eram na verdade influências históricas ou sociais.

Para pensar sociologicamente é necessário que tenhamos a (batizada por Mills) “imaginação sociológica”. Mas o que é essa imaginação sociológica? Não é apenas adquirir conhecimento, e sim saber utiliza-lo, pensar fora do âmbito familiar e o aspecto rotineiro, observar algo e tornar aquilo num tema de uma ampla discussão. Um exemplo disso é o café, a maioria das pessoas iriam dizer que isso não faz sentido, que o café é apenas mais uma bebida muito utilizada. Mas se pensarmos em uma área maior, iremos saber que o café possui um valor simbólico em nossas vidas, quantos de nós não saímos de casa sem no mínimo uma xícara de café? O café ocupa uma posição importante, ele é algo que marca o início de uma rotina diária. Mas o café não é apenas esse pontapé inicial, ele também está interligado a socialização, no meado do dia frequentemente existe um segundo café, não individual, mas já acompanhado por uma mais pessoas, interessadas em uma socialização, seja entre amigos ou não.

Mas o café é uma droga, pois contem cafeína que estimula o cérebro. A maioria das pessoas bebem café utilizam para o estimulo extra, seja para o trabalho, para ter mais disposição a várias horas num escritório, ou nos estudos, para aguentar as horas frente a um livro. É importante ressaltar que nessa rotina muitos acabam se viciando em café, mas o viciado em café não é visto pela sociedade como um usuário de maconha é, mesmo se tratando de drogas em ambos os casos. Há sociedades que aceitam o uso de café e rejeitam o da maconha, assim como existe sociedades que rejeitam o uso do café e aceitam o da maconha. A sociologia existe para quebrar esses contrastes.

Alguém que bebe café está dentro de uma grande rede global, que interliga das classes sociais mais baixas até as mais altas, ele é consumido em maior escala por desenvolvidos, e cultivado em maior escala em países pobres. O café é uma das mais importantes mercadorias globais, ele exige que sejam percorridos milhares de quilômetros de seu produtor até seu cliente. A própria transação é um fenômeno estudado pela sociologia, pois muitos aspectos de nossa vida são definidos graças a comunicações e transações econômicas entre nações.

Para encerrar a discussão do café, podemos perceber que com ele podemos criar uma teia de debates, que se estende de conservação ambiental até a influência histórica na economia de diversos países.

Estudando a sociologia

A imaginação sociológica nos possibilita enxergar a verdade entre eventos que antes achávamos que era de opção individual, mas na verdade estão mais ligados a um problema social. Tendo como exemplo o divórcio na Grã-Bretanha, onde mais de um terço dos casamentos terminam antes de 10 anos. Assim como o desemprego, se acreditarmos que ele é um problema pessoal, estaremos ignorando as milhares de pessoas desempregadas e ignorando o problema social que ele é. Apesar de muitas de nossas ações serem movidas por uma maioria, ainda existem nossas ações individuais, é trabalho da sociologia estudar ambos temas, a ação e consequência individual e a ação e consequência em conjunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (63.2 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com