TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é um sistema de informação?

Projeto de pesquisa: O que é um sistema de informação?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.707 Palavras (7 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Objetivo deste trabalho é mostrar a importância da infraestrutura de tecnologia da informação. Com a rápida evolução tecnológica, faz-se necessário implantar novas tecnologias de informação nas instituições e transformar a infraestrutura existente, com o apoio de uma base de conhecimento que permita a efetivação das tecnologias disponibilizadas.

Atualmente, um dos principais desafios das pequenas e médias empresas é crescer de forma sustentada. Através de uma infraestrutura de TI atualizada sua empresa poderá, organizar melhor as informações internas, comunicar-se de maneira eficaz com clientes e fornecedores, além de oferecer aos seus colaboradores soluções de TI que permitam aumentar não só a produtividade, mas também, garantir a segurança e a continuidade do negócio.

O que é um Sistema de Informação?

“Um sistema de informação (SI) pode ser qualquer combinação organizada de pessoas, hardware, software, redes de comunicação, recursos de dados e políticas e procedimentos que armazenam, restauram, transformam e disseminam informações em uma organização”.

O que é Tecnologia da Informação?

“...refere-se aos vários hardware, software, redes de computadores e componentes de gerenciamento de dados necessários para o sistema funcionar”.

Infraestrutura de TI

Quer saber por que as empresas gastam milhões em sistemas de informação e computação? Pense apenas naquilo de que você pessoalmente precisaria para abrir ou administrar uma empresa nos dias de hoje. As empresas contemporâneas exigem uma ampla variedade de equipamentos computacionais, software e recursos de comunicação apenas para funcionar e resolver problemas organizacionais básicos. Obviamente, você precisará de computadores e, como verá, existe uma grande variedade de opções, desde computadores de mesa até laptops e computadores de mão. Se for uma empresa de médio ou grande porte, também precisará de servidores maiores.

E é claro, precisará de ainda de softwares. Cada computador exigirá um sistema operacional e uma ampla gama de softwares, aplicativos capazes de lidar com planilhas, documentos e arquivos de dados. Precisará conectar todas as pessoas da empresa, e talvez, clientes e fornecedores.

Finalmente, para fazer tudo dar certo e esse equipamento software trabalhar harmoniosamente, você precisará de serviços de pessoas treinadas, que o ajudarão a operar e administrar toda essa tecnologia.

Juntos, todos os elementos que acabamos de descrever formam a infraestrutura de tecnologia da informação de uma empresa. A infraestrutura de TI proporciona a base, ou a plataforma, que sustentam todos os sistemas de informação d empresa.

Componentes da Infraestrutura:

Hardware

Consistem na tecnologia para processamento computacional, armazenamentos, entrada e saída de dados. Esse componente inclui grandes mainframes, servidores, computadores de médio porte, computadores pessoais e laptops, assistentes digitais pessoais (PDAs) de mão e dispositivos móveis que dão acesso a dados corporativos e à internet. Inclui também equipamentos para reunir e registrar dados, meios físicos para armazenar os dados e dispositivos para a saída da informação processada.

Software

Esse componente abrange software de sistemas e aplicativos. Softwares de sistema: administram os recursos e atividades do computador. Softwares aplicativos: aplicam o computador uma tarefa específica solicitada pelo usuário final, como o processamento de um pedido ou a geração de lista de mala direta. Hoje na maioria das vezes os softwares aplicativos e de sistema não são mais programados pelo cliente, e sim adquiridos de fornecedores externos.

Além dos aplicativos usados por grupos ou unidades de negócios específicos, muitas empresas estão fazendo altos investimentos em softwares para integração, a fim de reunir processos de negócios e funções organizacionais díspares e. assim, fazer a informação fluir livremente por toda empresa.bb Bancos de dados (ou bases de dados).

Bancos de dados

São conjuntos de registros dispostos em estrutura regular que possibilita a reorganização dos mesmos e produção de informação. Um banco de dados normalmente agrupa registros utilizáveis para um mesmo fim. Um banco de dados é usualmente mantido e acessado por meio de um software conhecido como Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD). Normalmente um SGBD adota um modelo de dados, de forma pura, reduzida ou estendida. Muitas vezes o termo banco de dados é usado como sinônimo de SGDB.

Os bancos de dados são utilizados em muitas aplicações, abrangendo praticamente todo o campo dos programas de computador. Os bancos de dados são o método de armazenamento preferencial para baseiam-se em tecnologias padronizadas de bancos de dados. Um banco de dados é um conjunto de informações com uma estrutura regular. Um banco de dados é normalmente, mas não necessariamente, armazenado em algum formato de máquina legível para um computador. Há uma grande variedade de bancos de dados, desde simples tabelas armazenadas em um único arquivo até gigantescos bancos de dados com muitos milhões de registros, armazenados em salas cheias de discos rígidos.

Ou Seja, um banco de dados não é nada mais nada menos do que um arquivo ou conjunto de arquivo que guardam algum tipo de informação pra ser usada, lida ou alterada posteriormente.

São conjuntos de registros dispostos em estrutura regular que possibilita a reorganização dos mesmos e produção de informação. Um banco de dados normalmente agrupa registros utilizáveis para um mesmo fim. Um banco de dados é usualmente mantido e acessado por meio de um software conhecido como Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD). Normalmente um SGBD adota um modelo de dados, de forma pura, reduzida ou estendida. Muitas vezes o termo banco de dados é usado como sinônimo de SGDB.

Os bancos de dados são utilizados em muitas aplicações, abrangendo praticamente todo o campo dos programas de computador. Os bancos de dados são o método de armazenamento preferencial para baseiam-se em tecnologias padronizadas de bancos de dados. Um banco de dados é um conjunto de informações com uma estrutura regular. Um banco de dados é normalmente, mas não necessariamente, armazenado em algum formato de máquina legível para um computador. Há uma grande variedade de bancos de dados, desde simples tabelas armazenadas em um único arquivo até gigantescos bancos de dados com muitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com