TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é uma organização?

Tese: O que é uma organização?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  Tese  •  1.655 Palavras (7 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 7

O que vem a ser uma organização?

Organização é uma palavra originada do Grego "organon" que significa instrumento, utensílio, órgão ou aquilo com que se trabalha. De um modo geral, organização é a forma como se dispõe um sistema para atingir os resultados pretendidos. Podemos falar de organização escolar, empresarial, pessoal, de eventos, doméstica, etc. Em todas essas aplicações, o sentido de organização se baseia na forma com que as pessoas se inter-relacionam entre si e na ordenação e distribuição dos diversos elementos envolvidos, com vista a uma mesma finalidade. Em Administração de Empresas, entende-se por organização uma entidade social formada por duas ou mais pessoas que trabalham de forma coordenada em determinado ambiente externo visando um objetivo coletivo, envolvendo a divisão de tarefas e atribuição de responsabilidades. Dependendo do tipo de organização, há uma pessoa que exerce um papel fundamental nas funções de liderança, planejamento e controle dos recursos humanos e de outros recursos materiais, financeiros e tecnológicos disponíveis na empresa.

Em resumo organização é um instrumento usado pelas pessoas para coordenar suas ações a fim de obter algo que elas desejam ou valorizam, ou seja, cumpri sua missão, atingir seus objetivos.

Em Administração, organização tem sempre e necessariamente dois sentidos:

• Grupo de indivíduos associados com um objetivo comum. Exemplo: empresas, associações, órgãos do governo, ou seja, qualquer entidade pública ou privada. As organizações são compostas de estrutura física, tecnológica e pessoas.

• Modo como foi estruturado, dividido e sequenciado o trabalho.

Uma organização é formada pela soma de pessoas, amparadas pelas máquinas e outros equipamentos que facilitam o trabalho, capitalizando-o, e/ou tornando-o produtivo, no ganho de escala de produção, recursos financeiros e outros. A organização então é o resultado da combinação de todos estes elementos orientados a um objetivo comum. A qualidade é o resultado de um trabalho de organização. Organizar compreende atribuir responsabilidades às pessoas e atividades aos órgãos (unidades administrativas). A forma de organizar estes órgãos chama-se de departamentalização.

A organização é criada às vezes por uma pessoa, outras vezes um grupo bem maior, uma dupla de pessoas com interesses em comum. E como uma organização cria uma valora criação de valores pode apresentar um triplo de estagio: input ou entrada; thoushput ou transformação; e output ou saída.

A estrutura organizacional é o elemento fundamental para que uma empresa mantenha o foco nos seus objetivos, depois de definidos a missão, a visão, os valores que servem de bases para definição de como a empresa vai dirigir suas atividades no mercado, isto é quais são as suas estratégias de mercado, ou seja, é o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa.

A importância (relevância) da organização

Podemos ter uma ideia porque a organização é importante compreendendo que um dos primeiros passos para uma empresa implantar um processo TQM - gerenciamento total da qualidade (total quality management).

Esse primeiro passo tem início no uso dos conhecidos 5 s, que significam, a partir das palavras japonesas:

• SEIRI (organização) que corresponde a eliminar o desnecessário separando-o do necessário.

• SEITON (ordenamento) que significa colocar em ordem, guardando de forma ordenada tudo que é necessário.

• SEISO (limpeza) que significa limpeza, eliminação da sujeira, acabando com as fontes dos problemas.

• SEIKETSU (asseio) que significa asseio, padronização, higiene, e também o estágio onde se evita que as etapas anteriores retrocedam.

• SHITSUKE (disciplina) que significa disciplina, com o cumprimento rigoroso de tudo que foi estabelecido pelo grupo.

Os cinco S somente terão sucesso se forem praticados de forma sistemática e contínua, bem como sejam resultado do consenso do grupo envolvido neste processo.

Como as organizações criam valor para sua clientela?

Em tudo podemos criar VALOR. Claro que em algumas situações, esse valor será criado muito superficialmente, pois o cliente não está disposto a ouvir atentamente o discurso ou apresentação do vendedor quando está com pressa. Mas, ainda assim, criar VALOR é uma necessidade para as empresas se manterem no mercado e para propiciarem crescimento e desenvolvimento.

Veja algumas dicas para criar VALOR:

VISÃO: Seja um vendedor, gerente, dono de uma empresa, sem VISÃO de longo prazo, não haverá empresa sólida, sustentável.

AMOR: As pessoas que trabalham numa empresa têm de ter amor pelo que fazem. É importante contratar pessoas que se alinhem aos valores e à missão da empresa.

LEALDADE: As pessoas dentro de uma organização têm de serem leais umas com as outras, senão, não conseguirão repassar isso aos clientes. Líderes têm de ser leais com seus liderados, para conseguir o melhor deles, formando assim uma EQUIPE formidável, que gerará resultados acima da média.

ORIGINALIDADE: Os clientes não são bobos. Eles percebem quando os vendedores de uma empresa estão tecnicamente treinados para lhes vender alguma coisa, ou melhor, qualquer coisa. Temos que sermos originais, mesmos quando estamos atendendo.

RECIPROCIDADE: Não há como criar VALOR verdadeiro, se as pessoas que laboram numa organização não são bem remuneradas e reconhecidas. Muitas vezes, dinheiro não eleva o moral das pessoas.

Em síntese, não é complicado criar valor para os clientes, quando ele é criado internamente na empresa, pelo respeito desta para com as pessoas que nela laboram e pelo alinhamento das pessoas que dela fazem parte com os objetivos empresariais. Crie valor dentro da sua empresa e terá a contrapartida das pessoas da organização para gerar valor aos clientes. Cada organização é formada por pessoas. São elas que pensam, planejam as atividades e garantem a sua execução.

Novas características necessárias às organizações sobreviverem em ambientes turbulentos.

Na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com